Abiec apresenta a qualidade da carne bovina brasileira na Sial Paris 2024
A carne bovina brasileira foi um dos grandes destaques da Sial Paris 2024, encerrada em 23 de outubro, na França. Em sua 60ª edição, o evento reuniu mais de 285.000 profissionais do setor alimentício, 8.000 compradores e 7.500 expositores de 130 países, consolidando-se como uma das maiores feiras de alimentos da Europa. Com uma imponente presença de cerca de 1 mil metros quadrados, o projeto Brazilian Beef, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) em parceria com a ApexBrasil, exibiu a qualidade e diversidade da carne nacional em 17 estandes, reforçando o Brasil como protagonista no mercado global de proteínas.
“Participar deste evento foi uma ótima oportunidade para reforçar a qualidade e o valor agregado da carne bovina brasileira no mercado global”, destacou o presidente executivo da Abiec, Antônio Jorge Camardelli. “Esta feira é reconhecida mundialmente pelo seu papel em conectar os principais players da indústria alimentícia, e ver o produto brasileiro se destacando em meio a tantas culturas e produtos nos mostra o quão competitivo e valorizado é o nosso trabalho. Com o apoio da ApexBrasil, conseguimos apresentar ao mundo a força do Brazilian Beef, uma vitrine que reflete o compromisso com a sustentabilidade, a segurança alimentar e a excelência que o Brasil tem a oferecer”, reforça.
As exportações brasileiras de carne bovina atingiram 2,1 milhões de toneladas, com um faturamento de US$ 9,16 bilhões, entre janeiro e setembro de 2024. No entanto, o mercado europeu ainda não figura entre os principais destinos dessa produção. Com a Sial Paris, um dos principais objetivos da Abiec foi dialogar com os importadores europeus sobre a legislação antidesmatamento da União Europeia, o EUDR. Embora a lei estivesse prevista para entrar em vigor no final do ano, uma proposta de adiamento feita pela Comissão Europeia será votada pelo Parlamento em novembro. A associação desenvolve uma proposta conjunta com os importadores, utilizando sistemas de rastreabilidade e monitoramento socioambiental brasileiros para atender plenamente à legislação europeia. O intuito é entender as demandas e dúvidas ainda existentes para implementar as adaptações necessárias ao longo do próximo ano.
Brazilian Beef
“Participamos da Sial Paris há mais de dez edições, com o projeto Brazilian Beef, que existe há mais de 20 anos, em parceria com a ApexBrasil. Nosso objetivo é promover a carne brasileira no mundo e posso dizer que esta edição foi um sucesso absoluto, muitos negócios foram feitos”, comemora a diretora de Relações Internacionais da Abiec, Lhais Sparvoli.
Durante os quatro dias do evento, foi servida cerca de uma tonelada de carne bovina brasileira para os visitantes, que puderam degustar um legítimo churrasco brasileiro. “Não esperávamos que a feira fosse ser tão movimentada. Nosso estande ficou o tempo todo repleto de visitantes, principalmente, na hora do almoço, quando servimos o churrasco. Tivemos fila para degustação!”, conta Lhais. “Além disso, a Sial Paris também foi a oportunidade de lançamento da nova identidade do projeto Brazilian Beef, que passou por um rebranding estratégico, fortalecendo ainda mais a presença do Brasil no mercado mundial”, conclui.
Participaram do estande empresas como, a Agra, Astra, Boibras, Frigon, Frisa, Naturafrig, Plena, BoiBrasil, Zanchetta, Frigol, Estrela, Iguatemi, Masterboi, Cooperfrigu, Mercurio, Prima, JBS, Better Beef, Minerva, Barra Mansa e Rio Maria.