Exportação de carne bovina do Brasil supera 300 mil t pela 1ª vez em agosto, diz Abrafrigo

Publicado em 13/09/2024 17:46 e atualizado em 13/09/2024 18:26

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações totais de carne bovina do Brasil em agosto bateram novo recorde mensal, superando 300 mil toneladas num único mês pela primeira vez, informou nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que compilou dados do governo.

Em agosto, o maior exportador global de carne exportou 301.951 toneladas, incluindo produtos processados e in natura, com o Brasil registrando maiores compras da China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos neste ano.

O volume exportado em agosto representa um crescimento de 31,5% em relação ao mesmo período do ano passado, afirmou a Abrafrigo.

Do lado da oferta, a produção de carne bovina está forte, com os abates de bovinos registrando recordes no segundo trimestre, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Em julho, as exportações já tinham sido recordes, com representantes da indústria destacando oportunidades nos mercados importadores e um câmbio favorável.

Com preços em queda, a receita com as exportações no mês passado cresceu menos do que o volume, ou 16,7%, para 1,122 bilhão de dólares.

A Abrafrigo afirmou que, no acumulado do ano, as exportações totais de carne bovina alcançaram 2,03 milhões de toneladas, alta de 34% na comparação com o mesmo período de 2023. A receita subiu 20%, para 8,1 bilhões de dólares.

Em 2024, a China elevou as compras de carne bovina brasileira em 9,5%, para 796.836 toneladas até agosto, embora tenha reduzido sua participação no total das exportações de 48,1% no volume em 2023 para 39,2%.

Segundo maior importador do produto brasileiro, os Estados Unidos aumentaram suas importações no acumulado do ano em 103,7%, para 334.733 toneladas.

Os Emirados Árabes, país que funciona como um hub de distribuição de produtos no Oriente Médio, consolidou-se na terceira posição entre os maiores importadores de carne bovina brasileira, aumentando as importações em cerca de 190%, para 114.104 toneladas.

No total, 89 países aumentaram as importações de carne bovina brasileira no ano, enquanto 76 reduziram suas compras.

 

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frigoríficos fora das compras e receio com a demanda por carnes assustam mercado do boi
Famato discute parcerias com Embrapa para promover sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)
Radar Investimentos: futuro de boi gordo ganhou grande volatilidade nos últimos dias
Scot Consultoria: Cotações estáveis nas praças paulistas
Após registrar recorde histórico nominal de R$352,65/@ no indicador Cepea, preços do boi recuam e atenção fica para a demanda de fim de ano
Boi: Futuros na B3 cedem mais de 4% nesta 5ª feira com realização de lucros e atenção ao físico
undefined