IZ promove treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose, doenças graves que acometem o gado

Publicado em 24/05/2024 10:53
Inscrições estão abertas e vão até 03 de junho; participe

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará, entre os dias 03 e 07 de Junho, o “Treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis”. O evento, coordenado pelos pesquisadores Weber Vilas Bôas Soares, diretor do CPD Bovinos Leiteiros do IZ, e Vera Cláudia Lorenzetti Magalhães e Adriana Hellmeister Romaldini, do Instituto Biológico (IB-Apta), tem por objetivo capacitar e habilitar médicos veterinários junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para o diagnóstico de brucelose, tuberculose e das encefalopatias espongiformes transmissíveis, segundo normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT/MAPA).

Responsável pela queda no desempenho produtivo dos animais, a tuberculose pode levar o animal a óbito, sendo que, quando a doença é identificada, existe a obrigatoriedade do sacrifício dos indivíduos acometidos e condenação de carcaça no abate. Já a brucelose pode causar abortos, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de leite, prejudicando os índices produtivos. As duas doenças são consideradas zoonoses importantes que podem ser transmitidas aos humanos, afetando a saúde pública. A brucelose pode provocar aborto em mulheres gestantes, enquanto a tuberculose causa fraqueza, emagrecimento e, em alguns casos, pode levar a óbito.

Visando a erradicação destas doenças, o MAPA criou, em 2001, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Apenas profissionais aprovados em cursos de treinamento previamente reconhecidos pelo Ministério podem atuar junto ao programa de certificação de propriedades livres das enfermidades.

A capacitação também inclui o treinamento dos profissionais no reconhecimento e coleta de material adequado para o diagnóstico das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs), dentre as quais, a chamada “Doença da Vaca Louca”.

O treinamento abordará conceitos de tuberculose e brucelose bovina e bubalina, propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação epidemiológica, encefalopatias espongiformes transmissíveis e normas e procedimentos do PNCEBT. Também serão realizadas práticas de coleta de sangue e tuberculinização, diagnóstico laboratorial de brucelose e prática de encefalopatias espongiformes transmissíveis (coleta de material).

Serviço

Treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis

Data: 03 a 07 de junho de 2024, das 08 às 18h

Local: Instituto de Zootecnia - Centro de Pesquisa de Bovinos Leiteiros

(Rodovia Luiz de Queiroz, Km 123, s/n - Bairro da Lagoa, Americana-SP)

Inscrições: até 03 de junho

Investimento: R$1500,00

Fonte: Secretaria de Agricultura de São

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: Cotações do boi estáveis em São Paulo
Boi Gordo: Escalas estão menores, em torno de 3 a 6 dias, e deixam mercado firme nos preços
Rondônia registra aumento de cerca de 20% nas exportações de carne em 2024
Radar Investimentos: Contrato futuro do boi gordo recuou na B3
Alemanha não tem mais casos de febre aftosa, origem do surto ainda está sendo investigada, diz ministro
Alemanha vê exportações de carne para UE continuarem após caso de febre aftosa
undefined