Valor adicionado da agropecuária do Brasil crescerá 15,5% em 2023, prevê Ipea

Publicado em 25/09/2023 15:05 e atualizado em 25/09/2023 15:39

SÃO PAULO (Reuters) - O valor adicionado do setor agropecuário do Brasil crescerá 15,5% em 2023, estimou nesta segunda-feira o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao elevar a projeção que apontava alta de 13,2% anteriormente, diante de grande safras de soja, milho, cana e algodão.

A revisão foi justificada pela alta acima do esperado no segundo trimestre, por revisões positivas das previsões do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as principais culturas da lavoura e pelo bom desempenho das produções de bovinos e aves, disse o Ipea em nota.

O Ipea vê um cenário próximo da estabilidade em 2024, com uma leve expansão de 0,4% do valor adicionado do setor agropecuário, diante de expectativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de crescimento da produção da soja sendo compensada por colheitas menores de milho e algodão.

O valor adicionado da agropecuária é o total produzido no setor (o valor bruto da produção) descontado o seu consumo intermediário, isto é, o quanto utiliza de bens e serviços de outros setores durante o processo produtivo, como insumos, máquinas e equipamentos.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
Boi tem fôlego para novas altas até o final do ano com arroba testando os R$400, alerta pecuarista
Radar Investimentos: Margens das industriais frigoríficas permanecem razoáveis
undefined