Minerva tem lucro líquido de R$114 mi no 1º tri, praticamente estável ano a ano

Publicado em 10/05/2023 07:52

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) -A Minerva, maior exportadora de carne bovina na América do Sul, registrou lucro líquido de 114 milhões de reais no primeiro trimestre, variação negativa de 0,5% na base anual, em período impactado por suspensão temporária de exportações de plantas brasileiras à China, conforme balanço divulgado nesta terça-feira.

O resultado operacional da companhia, medido pelo lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação (Ebitda), foi de 531,9 milhões de reais, queda de 17,7% contra um ano antes. Analistas projetavam Ebitda de 525 milhões de reais no trimestre, segundo dados de analistas compilados pela Refinitiv. A margem Ebitda caiu 0,6 ponto percentual, a 8,3%.

A receita líquida da companhia caiu 11,7% nos três primeiros meses deste ano, para 6,38 bilhões de reais, em meio à queda de 4,3% no abate total, para 836,3 mil cabeças.

"Apesar da crescente disponibilidade de animais prontos para o abate, especialmente no Brasil com a chegada do ciclo positivo, a diminuição do volume de abate é reflexo da suspensão temporária das exportações de carne bovina para a China ao longo do trimestre", disse a Minerva em relatório de resultados.

O Brasil teve exportações de carne bovina à China suspensas em fevereiro após um caso isolado de "mal da vaca louca" no Pará, sendo que os embarques foram novamente autorizados apenas cerca de um mês depois. Na ocasião, a Minerva afirmou que atenderia a demanda no país asiático por meio de unidades de abate no Uruguai e na Argentina.

Do lado das despesas, os custos das mercadorias vendidas pela Minerva no primeiro trimestre diminuíram 12,9%, para 5,23 bilhões de reais.

(Por André RomaniEdição de Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão
Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas
Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo e do “boi China” em São Paulo
Boi/Cepea: Oferta limitada e demanda firme sustentam preços
Pecuarista de Goiás adota ILPF e consolida pecuária sustentável na propriedade