Datagro: Taxa de abates de fêmeas segue sazonalidade e perde força em abril, mas permanece significativamente acima dos valores observados em 2022.

Publicado em 04/05/2023 13:50

Parâmetro é um dos principais indicadores de tendência da oferta de bovinos terminados, que atualmente, tem oferecido fortes indícios de que devemos observar um novo ano de aumento nos abates de fêmeas e de animais terminados no Brasil em 2023. 

Em abril, aproximadamente 49,6% dos animais destinados ao abate informados no Indicador do Boi DATAGRO foram fêmeas, equivalente a um aumento de cerca de 9 p.p. em relação ao registrado em igual período de 2022. 

Esse movimento está ligado ao momento do ciclo produtivo, que com a queda nos preços do bezerro e consequente aperto nas margens da atividade de cria, vem estimulando o envio de fêmeas ao abate. 

Apenas em 2023, o indicador do bezerro CEPEA Mato Grosso do Sul cedeu mais de 10%, além da queda acumulada também em 2022, movimento que certamente tem estimulado o descarte de matrizes por parte dos produtores.

Também é possível que o fator sazonal tenha exercido algum impacto nos resultados de abril, dado que os primeiros meses do ano historicamente são os que mais se abatem fêmeas no Brasil. A expectativa agora é de que os machos voltem a ganhar relevância na amostra até o 4º trimestre, quando devem voltar a ser observados aumentos mais perceptíveis nos descartes de fêmeas.
 

Fonte: Datagro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão
Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas
Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo e do “boi China” em São Paulo
Boi/Cepea: Oferta limitada e demanda firme sustentam preços
Pecuarista de Goiás adota ILPF e consolida pecuária sustentável na propriedade