Cotações da arroba bovina seguem com estabilidade no Paraná

Publicado em 17/02/2023 12:12

No estado do Paraná, o valor médio de negociação da arroba bovina encontrase em torno de R$ 269,85, evidenciando uma relativa estabilidade nos preços em um patamar bem abaixo do registrado há um ano, quando a arroba era comercializada a R$ 313. 

Tal estabilidade pode ser atribuída, em parte, à oscilação cambial e à sazonalidade da demanda, menor conforme as datas de pagamento de salários vão ficando para trás. Ademais, a contenção dos custos de produção também contribui para a manutenção dos preços estáveis. 

A atual relação de troca boi/bezerro favorece os  produtores, uma vez que requerem menos arrobas vendidas para reinvestir na reposição do rebanho, comparativamente a 2022. Além disso, depois de anos marcados por severas estiagens, o clima favorável e as chuvas frequentes têm beneficiado a recuperação das pastagens, facilitando a oferta de volumoso aos animais e diminuindo a pressão sobre o bolso do produtor. 

Ainda, os preços dos principais insumos utilizados na alimentação dos animais têm registrado consideráveis quedas nos últimos 12 meses, com uma redução de 16,5% no milho e quase 15% na soja, impactando significativamente na composição dos custos de produção da carne bovina. 

 

Fonte: Deral

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciclo pecuário já está se invertendo e movimento de alta da arroba do boi deve se consolidar a partir desse mês de julho, diz analista
Estado de São Paulo realiza levantamento dos custos de produção da bovinocultura de corte paulistav
Com escalas de abate confortáveis, preço da arroba do boi gordo registra leve queda em Goiás
Radar Investimentos: No mercado futuro do boi gordo registrou queda na B3
Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir em até 50% os prejuízos causados por parasitas gastrointestinais nas fazendas