CNA debate sistema de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos

Publicado em 10/02/2023 14:18
Integrantes da Comissão de Bovinocultura de Corte da entidade se reuniram na quarta (8)

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quarta (8), para discutir uma proposta de sistema de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos no Brasil.

O objetivo da proposta é aprimorar o sistema de registro dos animais, desde a origem (propriedade de nascimento), passando elas movimentações dos rebanhos até o abate. Em maio de 2022, foi criado um Grupo de Trabalho composto por lideranças da Comissão para discutir e propor melhorias no sistema.

“Estamos construindo a história da rastreabilidade no Brasil, então temos que pensar 20 anos a frente para atender uma população mais exigente, que gera uma demanda cada vez maior por alimentos sustentáveis”, afirmou o presidente da Comissão, Francisco Olavo de Castro.

O assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, explicou que a proposta do sistema está alinhada com a Portaria nº 733/2022 da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, que trata da regulamentação de controles aplicados à rastreabilidade na cadeia produtiva das carnes de bovinos e de búfalos no Brasil.

Com a Portaria, que também foi assunto da reunião, o Mapa abriu uma consulta pública para solicitar subsídios sobre o tema. A consulta ficará disponível até o dia 16 de fevereiro e o questionário para participação se encontra no sistema Sisman da SDA.

Outro tema tratado no encontro foi o aplicativo BovTrace, que está sendo desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para auxiliar na transferência de compra e venda de animais e registro entre os elos da cadeia até o frigorífico.

Os pesquisadores da Embrapa, Ricardo Inamasu e Ivan Bergier, apresentaram a plataforma e afirmaram que a ideia é digitalizar e certificar a compra e a venda de animais via celular, conectando frigoríficos, certificadoras e pecuaristas.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciclo pecuário já está se invertendo e movimento de alta da arroba do boi deve se consolidar a partir desse mês de julho, diz analista
Estado de São Paulo realiza levantamento dos custos de produção da bovinocultura de corte paulista
Com escalas de abate confortáveis, preço da arroba do boi gordo registra leve queda em Goiás
Radar Investimentos: No mercado futuro do boi gordo registrou queda na B3
Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir em até 50% os prejuízos causados por parasitas gastrointestinais nas fazendas