Ministro da Agricultura sinaliza apoio a pecuaristas

Publicado em 07/02/2023 13:08

O novo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, abriu diálogo com representantes da pecuária nacional, neste final de semana, em encontro em Uberaba (MG) e prometeu apoio às demandas do setor. Durante a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Fávaro defendeu a segurança nas fazendas, com direito à posse de armas no campo, e o cumprimento, conforme a lei, de punição em casos de invasão de terras produtivas. Ele ainda sinalizou a possibilidade de linhas de crédito para o setor com juros acessíveis e que não inviabilizam a produção. “Teremos um ministro que irá nos ouvir, permitir colocar as questões e trabalhar ao nosso lado”, disse otimista o presidente do Comitê Gestor do Programa Carne Angus Certificada, Nivaldo Dzyekanski, que representou a Associação Brasileira de Angus no evento.

Segundo Dzyekanski, o objetivo é estreitar cada vez mais o contato com o Ministério da Agricultura a fim de promover a pecuária brasileira. Além de entusiasta do setor, Fávaro é usuário da genética Angus em sua propriedade localizada no Mato Grosso. “Ele abriu espaço para diálogo. Senti dele uma disposição muito grande e conhecimento sobre o setor. Ele tem o pé na terra”, acrescentou. Dzyekanski apresentou ao ministro novos projetos da Angus, como o Selo Sustentabilidade e seu manual de boas práticas.

Dzyekanski reforçou que o encontro também foi um importante canal de aproximação com a ABCZ, que empossou seu novo presidente, o criador Gabriel Garcia Cid. “As raças são complementares e têm que discutir temas maiores, que são de interesse comum para a pecuária brasileira”, afirmou. A posição é compartilhada pela presidente da Angus, Mariana Tellechea. Uma das metas de sua gestão é a participação da associação em pautas coletivas voltadas à expansão do setor. “É necessário que venhamos debater assuntos de interesse geral da pecuária e, dessa forma, fomentar o desenvolvimento desse segmento tão importante para a economia do país”, ponderou.
 

Fonte: ABCZ

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciclo pecuário já está se invertendo e movimento de alta da arroba do boi deve se consolidar a partir desse mês de julho, diz analista
Estado de São Paulo realiza levantamento dos custos de produção da bovinocultura de corte paulista
Com escalas de abate confortáveis, preço da arroba do boi gordo registra leve queda em Goiás
Radar Investimentos: No mercado futuro do boi gordo registrou queda na B3
Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir em até 50% os prejuízos causados por parasitas gastrointestinais nas fazendas