Market Share brasileiro nas importações de carne bovina da China chega a cerca de 40% nos primeiros 11 meses de 2022

Publicado em 20/12/2022 15:06

Gigante asiático é o maior importador global de carne bovina, sendo responsável por mais de 30% da demanda mundial por importações dessa proteína. 

Em 2022, foram desembarcadas aproximadamente 2,49 milhões de toneladas de carne bovina nos portos chineses, das quais cerca de 987 mil foram produzidas e embarcadas no Brasil, equivalente a 39,7% do total. No mês de novembro do ano corrente, o share brasileiro nas importações chinesas de carne bovina superou os 47%. 

Mesmo com diversos problemas ligados principalmente aos surtos Covid-19, a China já importou o maior volume de carne bovina de sua história antes mesmo de ser contabilizado o resultado de dezembro em 2022.

Também é interessante salientar que a predominância da proteína brasileira nessa megaoperação traz uma percepção de mútua dependência entre ambos os países em alguma medida, o que fortalece o posicionamento do Brasil em um potencial cenário de desaceleração econômica e queda nas importações chinesas.

Origem das importações de carne bovina - Elaborado pela Datagro
Fonte: Datagro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: No mercado futuro do boi gordo registrou queda na B3
Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir em até 50% os prejuízos causados por parasitas gastrointestinais nas fazendas
Primeira etapa de vacinação contra brucelose em Minas Gerais é prorrogada
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo estável em São Paulo
Segundo semestre começa positivo para arroba do boi com oferta mais restrita de animais e demandas enxugando produção de carne