Com mercado árabe, frigorífico gaúcho pretende triplicar faturamento no setor de exportação

Publicado em 23/09/2022 11:08
Os novos mercados devem contribuir para que a receita das exportações do Frigorífico Zimmer passe de 10 para 35%

As proteínas brasileiras estão cada vez mais consolidadas no mercado árabe. Prova disso, é o caminho que vem sendo percorrido pela carne bovina brasileira, que segue a rota do frango halal, proteína na qual o Brasil é líder global em exportação. Dados do ComexStat apontam que as exportações de carne bovina aos Emirados Árabes somaram US$ 169 milhões de janeiro a agosto de 2022, aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2021.

Carne brasileira no prato do consumidor árabe - De olho neste mercado, o empresário André Zimmer, vice-presidente do Frigorífico Zimmer, que tem 50 anos de história na cidade de Parobé (RS), visualizou a oportunidade promissora para seu produto nos países árabes.

Até 2013, a produção era voltada apenas ao mercado interno. Foi em 2018 a primeira experiência para exportação aos países árabes, naquela ocasião, para o Egito. “Depois disso, demos um intervalo e agora começamos a trabalhar com a Cdial Halal, retomando assim, os negócios com os países árabes”, explica André.

“Já temos cerca de 12 contratos fechados com Kuwait, Dubai e Arábia Saudita. Os primeiros embarques foram no último dia 20 de setembro”, enfatiza.

E o mercado halal deve impulsionar os negócios do Frigorífico Zimmer. “Hoje meu percentual de faturamento com exportação gira em torno de 10% e com o halal esperamos chegar a 35%”, garante o vice-presidente.

E as perspectivas são otimistas. “Pretendemos atuar ainda mais fortemente nesses destinos, já que são cada vez mais interessantes. Nós pretendemos sentir este mercado e seguir evoluindo, pois sabemos que nosso produto tem qualidade superior, tendo em vista que o rebanho gaúcho é predominantemente de raças britânicas, como Angus e Braford, e encontramos um nicho de mercado que entende e valoriza este tipo de produto”, explica André.

Para o diretor de Operações da CDIAL Halal, Ahmad M. Saifi, esta é uma parceria estratégica para ambos. “Nossa atuação visa auxiliar o Frigorífico Zimmer a expandir sua atuação no mercado internacional, ao mesmo tempo em que é mais um passo importante para consolidar a atuação da CDIAL Halal no mercado de bovinos, o qual, assim como as demais proteínas brasileiras, tem espaço e futuro promissor no mercado árabe”, pontua.

Fonte: CDIAL Halal

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abrafrigo: exportações totais de março crescem 41% no volume E 42% na receita Abrafrigo: exportações totais de março crescem 41% no volume E 42% na receita
Maior estado produtor do Brasil mira na exportação de novos produtos para novos mercados
Arroba do boi dispara e alta chega forte a praças como MT e MS com preços equiparados a SP
Arroba do boi dispara e alta chega a praças como MT e MS com preços equiparados a SP
Scot Consultoria: Semana Santa mantém o mercado estável nas praças paulistas
Radar Investimentos: negociações no mercado físico do boi gordo começaram a semana com ritmo lento