Biden anuncia plano de US$ 1 bilhão para aumentar a concorrência das indústrias de carne dos EUA

Publicado em 04/01/2022 10:00
O plano tem como objetivo criar um cenário mais competitivo e justo para o setor de proteínas animais

Logotipo Notícias Agrícolas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou na última segunda-feira (03) que vai direcionar US$ 1 bilhão para expandir a capacidade de pequenas processadoras de carne no País. De acordo com o comunicado emitido pela Casa Branca, o plano tem como objetivo criar um cenário mais competitivo e justo para o setor de proteínas animais, na qual vai beneficiar melhores ganhos para os produtores e mais opções mais acessíveis de preços aos consumidores.  

A iniciativa do governo americano se dá por conta das preocupações crescentes com as grandes indústrias de proteínas animais tendo muito controle sobre o mercado de carne americana, o que permite às empresas definirem os preços da carne no atacado e varejo. 

Segundo as informações divulgadas pela a Reuters Internacional, o governo Biden vem criticando fortemente a indústria de carnes dos EUA, alegando que o setor é controlado por um pequeno número de empresas e que a falta de concorrência prejudica consumidores, produtores e a economia. 

O Departamento de Agricultura (USDA) vai gastar US $ 1 bilhão dos fundos do American Rescue Plan para expandir o setor independente de processamento de carnes, incluindo fundos para financiamento de subsídios, empréstimos garantidos e treinamento de trabalhadores, disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack, à Reuters. 

A indústria da carne informou que a análise da Casa Branca era imprecisa e criticou o novo plano. O presidente do National Chicken Council, Mike Brown, chamou o plano de "uma solução em busca de um problema". 
 

Por: Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: Mercado físico do boi gordo registrou comportamento morno nesta quarta-feira Radar Investimentos: Mercado físico do boi gordo registrou comportamento morno nesta quarta-feira
EUA devem retomar importações de gado mexicano até o final do ano, diz veterinário-chefe do USDA EUA devem retomar importações de gado mexicano até o final do ano, diz veterinário-chefe do USDA
Organização Mundial de Saúde Animal reconhece o Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação
Boi/Cepea: Preços em Mato Grosso se aproximam dos de São Paulo
A exportação de carne bovina tem superado resultados do ano passado e a tendência é melhorar no segundo semestre
Redução nas escalas de abate e menor volume de fêmeas indo para o gancho sinalizam junho com menor pressão sobre arroba