Rússia autoriza importação de carne bovina de duas plantas frigoríficas da Minerva Foods

Publicado em 19/11/2021 15:41

A Rússia retirou a suspensão para a importação de carne bovina brasileira do frigorífico da Minerva localizado em Mirassol D’Oeste (MT), na qual estava em restrições desde 2017. As autoridades russas habilitaram uma nova planta frigorífica em Rolim de Moura (RO), que também pertence à Minerva Foods.  

Durante a viagem à Rússia, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se reuniu em Moscou com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergey Dankvert, que garantiu a realização de uma visita de inspeção ao Brasil, ainda no primeiro  trimestre de 2022, o que possibilitará a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação.

Nesta quarta-feira (17), a Rússia informou ao governo brasileiro que vai abrir uma cota de 300 mil toneladas para importações de carnes com tarifa zero, sendo 200 mil toneladas para a carne bovina e 100 mil para a suína.  

De acordo com o Analista de Mercado da Agrifatto, Yago Travagini Ferreira, a  Rússia já foi um grande comprador da carne bovina brasileira. “É um alívio reduzir a tarifa de importação, mas o impacto disso nos embarques brasileiros é pequeno e não podemos comparar ao que a China comprava em volume”, informou. 

O volume médio comprado pela Rússia estava em duas a três mil toneladas por mês até setembro deste ano. “A retirada das restrições e do aumento da cota pela a Rússia é positivo para o Brasil, mas não muda o cenário dos embarques de carne bovina no curto prazo”, destacou.

Por: Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume exportado de carne bovina alcança 162,5 mil toneladas até a terceira semana de julho/24
Scot Consultoria: Preços inalterados nas praças paulistas
Boi: arroba firme no mercado físico deve enfrentar dois desafios, concorrência com frango após suspensão de exportações e chegada do confinamento
Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024
Radar Investimentos: A semana no mercado físico do boi gordo deve começar com os pecuaristas ainda fortalecidos nas negociações
Radar Investimentos: Cotações futuras registraram movimentações distintas na B3