Bahia recebeu 1,2 milhão de doses do imunizante, garantindo estoque para cobertura total dos rebanhos

Publicado em 30/06/2021 17:50

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) anunciou novo prazo para que os produtores imunizem seus rebanhos de bovinos e bubalinos, de todas as faixas etárias, contra a Aftosa. A campanha, que terminaria hoje (30/06), prossegue até 16 de julho e a declaração poderá ser entregue até 01 de agosto nos escritórios da ADAB, revendas de produtos agropecuários, sindicatos rurais ou através do site www.adab.ba.gov.br.

A agência de defesa agropecuária levou em consideração, para a prorrogação, o desabastecimento de vacinas registrado no mês de maio em 14 estados brasileiros. Na semana passada, a Bahia recebeu cerca de 1,2 milhão de doses, quantitativo já disponibilizado nas revendas e suficiente para atender à demanda de animais ainda não vacinados. Agora, com a nova data de encerramento da campanha e com vacinas no mercado, a ADAB espera atingir suas estimativas de cobertura vacinal em todo o território do estado.

A Bahia segue em curva crescente nos índices de imunização, sendo, atualmente, Zona Livre de Aftosa com Vacinação. O objetivo é atingir, em 2023, o status de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, impulsionando ainda mais os negócios agropecuários no estado.

“O reabastecimento e a ampliação do prazo trazem mais tranquilidade para os produtores e também ao sistema veterinário oficial que monitora os índices vacinais para preservar o estado livre da Febre Aftosa, desde 1997”, diz o diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Carlos Augusto Spínola.

Até aqui, segundo dados da ADAB, cerca de 80% dos animais estão vacinados e com declaração atualizada no serviço veterinário da agência. “Isso prova que os produtores são parceiros antenados com a sanidade dos rebanhos, o que facilita o trabalho, melhorando as expectativas em relação aos resultados de cada ação da autarquia para avançarmos em estratégias de vigilância sanitária na Bahia”, ressalta Carlos Spínola.

Fonte: Seagri BA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir em até 50% os prejuízos causados por parasitas gastrointestinais nas fazendas
Primeira etapa de vacinação contra brucelose em Minas Gerais é prorrogada
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo estável em São Paulo
Segundo semestre começa positivo para arroba do boi com oferta mais restrita de animais e demandas enxugando produção de carne
Diferencial de base entre Mato Grosso e São Paulo se manteve estável junho, aponta IMEA