Faesp apoia fórum paulista sobre febre aftosa

Publicado em 27/04/2021 11:11
Agropecuaristas têm a oportunidade de participar de momento histórico em prol de medidas sanitárias mais eficazes na cadeia produtiva

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) apoia a realização do "Fórum Paulista de Febre Aftosa - Retirada da vacinação em São Paulo". Evento gratuito será realizado no dia 29 de abril, a partir das 14h.

"O território paulista poderá ser considerado zona livre de febre aftosa, por isso é de suma importância iniciar esse diálogo com os produtores rurais", afirma Tirso de Salles Meirelles, vice-presidente da Faesp. A iniciativa busca revelar informações sobre os processos para a retirada da vacinação, de forma a instruir os elos da cadeia produtiva que trabalham com as espécies como: bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos, por exemplo.

O Brasil conquistou status de país livre de febre aftosa devido as ações ininterruptas de vacinação. "O movimento de fortalecimento da atividade pecuária paulista é o que nos leva a discutir o próximo passo, alcançar o status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação", diz Meirelles.

Tirso Meirelles, vice-presidente da Faesp, participará da abertura do evento. Às 16h20 haverá palestra conduzida por Wander Bastos, coordenador da Comissão Técnica Bovinocultura de Leite da Faesp, e Cyro Penna Júnior, coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp.

O fórum irá contribuir para o aprimoramento da comunicação entre autoridades sanitárias e os trabalhadores agropecuários e poderá explicar como dar continuidade aos métodos de proteção dos rebanhos. Além disso, serão apresentados os benefícios de se retirar a vacinação nesse momento em que os animais estão imunizados.

Programação completa
14h00 - Abertura.

14h30 - Palestra I - O que muda com a retirada de vacinação - Dr. Gabriel Adrian Sanches Torres - Auditor fiscal federal agropecuário - MAPA.

15h15 - Palestra II - Notificação de suspeita de febre aftosa - Dr. Hugo Leonardo Riani Costa - Médico veterinário da Coordenadoria de Defesa Agropecuária - Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

16h00 - Perguntas.

16h20 - Palestra III - Os benefícios da retirada da vacinação contra febre aftosa - Dr. Wander Bastos, coordenador da Comissão Técnica Bovinocultura de Leite da Faesp, e Dr. Cyro Penna Júnior, coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp

17h00 - Perguntas e encerramento.


Serviço - Fórum Paulista de Febre Aftosa - Retirada da vacinação em São Paulo
Inscrições pelo link: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=1715
Data: 29 de abril.
Hora: 14h às 17h
Tipo de evento: online.
Investimento: Gratuito.
Público-alvo: Setor produtivo, produtores rurais.

Fonte: FAESP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do boi gordo deve caminhar de forma lateralizada nas próximas semanas, com exportações sustentando preços Mercado do boi gordo deve caminhar de forma lateralizada nas próximas semanas, com exportações sustentando preços
Evento deve ofertar mais de 27 mil animais para arremate neste sábado (26)
De olho na estação de monta, escolha de boa genética é decisiva
Curto prazo deve ser de mercado 'lateralizado' para os preços do boi gordo
Scot Consultoria: Preços da arroba estáveis nas praças paulistas
Radar Investimentos: Compradores priorizando negociações pontuais no mercado do boi gordo