Mapa prorroga para 2020 a retirada da vacina contra aftosa no Acre e Rondônia

Publicado em 29/03/2019 13:25

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou nesta semana a prorrogação da retirada da vacina contra a febre aftosa no Acre e em Rondônia para maio de 2020.

De acordo com o calendário do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), a última etapa de imunização do rebanho bovino e bubalino destes estados seria em maio deste ano.

“A medida veio após a constatação de que o bloco não teria condições de garantir ao produtor rural e ao governo a retirada da vacina no cronograma inicialmente proposto”, disse o assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Nissen.

Em reunião com os governos e serviços veterinários estaduais e iniciativa privada, nos dias 26 e 27 de março, em Porto Velho (RO), o Ministério afirmou que algumas etapas ainda não foram concluídas, como construções de postos de fiscalização e execução de estudos epidemiológicos.

Desta forma, os estados do Acre e Amazonas vacinarão o rebanho completo em novembro, enquanto Rondônia e Mato Grosso irão vacinar apenas os animais com idade de até 24 meses, salvo o pantanal que possui calendário especial.

“O posicionamento da CNA sempre foi a favor da retirada da vacinação, desde que houvessem garantias do cumprimento das etapas do PNEFA, preservando o status sanitário do rebanho brasileiro”, explicou Ricardo.

O assessor técnico da Confederação lembrou que após atuação e solicitação da entidade, a vacina de 2019 passou de 5 ml para 2ml. “A menor dosagem reduzirá as reações (abcessos) nos animais e os impactos econômicos ao produtor rural”.

Tags:

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciclo pecuário já está se invertendo e movimento de alta da arroba do boi deve se consolidar a partir desse mês de julho, diz analista
Estado de São Paulo realiza levantamento dos custos de produção da bovinocultura de corte paulista
Com escalas de abate confortáveis, preço da arroba do boi gordo registra leve queda em Goiás
Radar Investimentos: No mercado futuro do boi gordo registrou queda na B3
Manejo de vermifugação em bovinos pode reduzir em até 50% os prejuízos causados por parasitas gastrointestinais nas fazendas