Ciência brasileira decifra genes da qualidade da carne

Publicado em 21/11/2018 06:48

O Brasil deu um passo pioneiro no estudo de genética na pecuária. Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), de Piracicaba (SP), e da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), descobriram os genes que controlam a maciez, teor de gordura saudável, suculência, entre outras características da carne bovina.

A experiência foi feita com produtos de 30 touros nelore. O trabalho será expandido para uma população maior de animais desta raça zebuína e também para outras que produzem carne. A nelore é, de longe, a predominante no rebanho brasileiro, hoje com 210 milhões de animais.    

Segundo o geneticista Luiz Lehmann Coutinho, coordenador do Centro de Genômica da Esalq/USP, a pesquisa é a primeira a identificar as regiões do genoma que controlam a expressão dos genes responsáveis pela qualidade, como o sabor e o tipo de gordura da carne. “Não conheço outro no Brasil e lá fora com resultados semelhantes”, diz.

Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carina FIV do Kado, a vaca recordista mundial de valorização: R$ 24 milhões
Radar Investimentos: Arroba no mercado físico do boi gordo deve se sustentar na última semana de novembro
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
undefined