Indea: MT prepara alternativa para coletar dados do rebanho após fim de vacinação

Publicado em 12/04/2018 17:29

 Após a retirada da vacinação contra a febre aftosa no rebanho de Mato Grosso, prevista para começar no ano que vem e prosseguir até 2021, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) pretende realizar campanhas de “atualização de estoques” do rebanho entre os pecuaristas. Atualmente, é por meio da declaração de vacinação, entregue pelos criadores a órgãos oficiais, que os governos estaduais e federal conseguem projetar o tamanho dos rebanhos. Sem a campanha da aftosa, a coleta de dados ficaria dificultada.

“Fizemos uma atualização da legislação sanitária. Editamos um decreto em 2017 prevendo que, a partir do momento da retirada da vacinação, as campanhas passarão a ser de ‘atualização de estoques’, e não mais de imunização do rebanho (como ocorre agora)”, disse a presidente do Indea-MT, Daniella Bueno, ao Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado). Ela explica que produtores terão de comparecer aos escritórios do Indea duas vezes ao ano, para declarar seu rebanho, por quantidade e sexo. O instituto vai fiscalizar essas declarações por amostragem, da mesma forma como é feito hoje nas campanhas de vacinação.

Leia a notícia na íntegra no site da  IstoÉ

Tags:

Fonte: IstoÉ

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos: Contrato com vencimento em outubro teve alta de R$ 1,35/arroba
Boi/Cepea: Cotações enfraquecem no atacado e seguem firmes para arroba
Pecuária/Cepea: Cepea amplia coleta com a colaboração de "Agregadores de Negócios"
Scot Consultoria: O mercado abriu com preços estáveis
Boi gordo reage em Mato Grosso com sinais de estabilização na oferta, aponta Itaú BBA
Boi: Frigoríficos evitam pagar mais pela arroba à espera do confinamento; animais à termo podem pressionar cotações depois do dia dos pais