Navio com cerca de 25 mil bois vivos deixa o Porto de Santos rumo à Turquia
Um navio com cerca de 25 mil bois vivos deixou ainda o Porto de Santos ainda no domingo (4) depois de a Advocacia-Geral da União (AGU), em conjunto com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, reverter uma liminar que impedia a carga de partir para a Turquia.
"A decisão restabelece a segurança jurídica e preserva a saúde pública e bem estar dos animais", disse em nota a ministra da AGU, Grace Mendonça.
Navio partiu no domingo e ativistas lamentaram - Foto: Renan Fiuza/G1
Já o TRF da 3ª Região destacou em sua decisão que o navio MV NADA tem plenas condições de realizar transporte internacional de animais e que o Ministério da Agricultura realizou inspeções e "identificou que são regulares as condições para prosseguir viagem".
A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) confirmou à Reuters que a embarcação partiu no domingo do Porto de Santos.
A suspensão da exportação dos animais vivos ocorreu na semana passada, quando a 25ª Vara Civil Federal de São Paulo atendeu a um pedido do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Protestos foram realizados durante todo o carregamento dos bois.
Veja mais:
» Entenda o que está por trás do embargo dos ambientalistas no Porto de Santos
Veja o posicionamento das principais entidades sobre a questão:
» Associações criticam suspensão da exportação de animais vivos