Mercado de reposição está mais calmo em Mato Grosso

Publicado em 22/12/2017 07:05

A aproximação com o período de férias e as festividades do final de ano afastam tanto a ponta vendedora quanto a ponta compradora das negociações.

Em médio prazo, a expectativa é que a chuvas que caíram nas últimas semanas aumentem o ímpeto dos pecuaristas. Para as primeiras semanas de janeiro é esperado aquecimento neste mercado.

Para o produtor que pretende fazer o giro do estoque da fazenda no início de 2018 o momento é mais favorável do que foi em 2017.

Na comparação anual, o preço do boi gordo caiu 0,2%, enquanto o boi magro (12@), o garrote (9,5@) e o bezerro de ano (7,5@) caíram 1,4%, 2,7% e 5,8%, respectivamente.

Diante deste cenário o poder de compra do pecuarista aumentou e a relação de troca melhorou, principalmente para categorias mais novas, já que a oferta destes animais, superior à demanda em grande parte do ano, derrubou as cotações. 

Em dezembro de 2016, com o preço de venda de um boi gordo de 16,5@ comprava-se 1,81 bezerro de 7,5@, atualmente compra-se 1,92, melhora de 6,0% no poder de compra do pecuarista. 

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
undefined