Minerva se mostra, até agora, a grande beneficiária das turbulências com a JBS

Publicado em 08/06/2017 12:39

A Minerva Foods para ser, até agora, a maior beneficiária dos problemas envolvendo o gigante de carne JBS. Muito embora, seja importante colocar que a maioria dos frigoríficos operantes no Brasil tem se beneficiado da menor participação da JBS no mercado, além dos preços do boi gordo que atingiram a menos média dos últimos três anos.

Desde a operação Carne fraca, em março desse ano, as ações das empresas do setor de carnes recuperaram-se dos mínimos atingidos. Mas, as ações da JBS permanecem 28% abaixo dos níveis pré anúncio, enquanto os títulos da Minerva estão em alta. Especificamente 20% acima do valor de mercado antes da Carne Fraca.

É verdade que os ganhos foram acelerados pelo anúncio de que a Minerva fez aquisição de ativos na JBS em países da América Latina, pelo valor de US$ 300 milhões.

A aquisição, denominada "inesperada" pelo BTG Pactual, levantou preocupações dos investidores sobre as conseqüências imediatas à Minerva. O Bradesco BBI denomina o acordo como "desafiador no curto prazo", considerando os empréstimos extras, que significa elevar a dívida líquida do grupo para o equivalente a 4,1 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (ebitda).

O analista do Bradesco BBI, Gabriel Lima, também aconselhou os investidores a "terem em mente que a Argentina é um mercado desafiador e novo" para a Minerva.

No entanto, a analista da BB Investimentos, Luciana Carvalho, acrescentou que o acordo "deverá melhorar a diversificação geográfica de Minerva e aumentar sua vantagem competitiva", elevando as perspectivas de lucratividade em longo prazo.

Os analistas também sinalizaram benefícios para outros grupos devido à turbulência na JBS, com o grupo disposto a abrir mão de outros ativos e potencialmente a preços atraentes.

"Os players do setor também podem se beneficiar da lacuna que a JBS deixou congelando algumas de suas operações em termos de participação de mercado", disse Carvalho, já que o BB Investimentos reduziu sua previsão para o ebitda da JBS neste ano em 25%.

Tradução: Larissa Albuquerque

Fonte: Agrimoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: Preços firmes nas praças paulistas
Ciclo pecuário já está se invertendo e movimento de alta da arroba do boi deve se consolidar a partir desse mês de julho, diz analista
Estado de São Paulo realiza levantamento dos custos de produção da bovinocultura de corte paulista
Com escalas de abate confortáveis, preço da arroba do boi gordo registra leve queda em Goiás
Radar Investimentos: No mercado futuro do boi gordo registrou queda na B3