CPI dos Frigoríficos vai investigar existência de cartel no setor em MT

Publicado em 10/03/2016 07:33

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso(ALMT) instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a suposta formação de cartel de frigoríficos em Mato Grosso. A publicação do ato foi feita no Diário Oficial que circulou na terça-feira (8). Essa é a quinta CPI instalada na Assembleia.

Segundo o presidente da CPI, deputado estadual Ondonir Bortolini, o “Nininho” (PR), algumas empresas teriam provocado a demissão de cerca de oito mil trabalhadores ao fecharem 20 plantas frigoríficas no estado e estariam prejudicando os pecuaristas, uma vez que, com essa ação, teriam começado a praticar um preço desvalorizado da arroba do boi. De acordo com ele, a diferença de valor chega a ser de 15% a menos em Mato Grosso quando comparado com outros estados, como São Paulo.

Conforme a publicação do ato no Diário Oficial, também compõem a comissão os deputados José Domingos Fraga (PSD) - relator da CPI -, Pedro Satélite (PSD), Wagner Ramos (PR) e Eduardo Botelho (PSB). Eles terão 180 dias para apresentarem os resultados da CPI, prazo este que pode ser prorrogado, caso necessário.

Além da possível formação de monopólio, a CPI também deverá apurar o recebimento de incentivos fiscais e financiamentos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial em Mato Grosso (Prodeic) por parte das empresas investigadas, bem como se elas atendem às obrigações previstas nos termos de compromissos firmados com o poder público.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Tags:

Fonte: G1 - MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume exportado de carne bovina alcança 162,5 mil toneladas até a terceira semana de julho/24
Scot Consultoria: Preços inalterados nas praças paulistas
Boi: arroba firme no mercado físico deve enfrentar dois desafios, concorrência com frango após suspensão de exportações e chegada do confinamento
Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024
Radar Investimentos: A semana no mercado físico do boi gordo deve começar com os pecuaristas ainda fortalecidos nas negociações
Radar Investimentos: Cotações futuras registraram movimentações distintas na B3