Em doze meses, custos subiram mais que receita na pecuária

Publicado em 01/12/2015 06:49

Nos últimos doze meses (médias de novembro/14 a novembro/15), a cotação do boi gordo teve alta de 4,1% em São Paulo, enquanto o preço do bezerro (12 meses, 225kg) subiu 15,0%. A relação de troca encurtou, tendência que vem sendo observada nos últimos anos.

No mesmo intervalo, o Índice Scot de custo de produção de alta tecnologia subiu 15,9% e o de baixa tecnologia cresceu 16,1%.

Se compararmos os valores médios de novembro aos do início de 2014, a alta do bezerro foi de 55,3% e a do boi gordo de 30,2%.

Nesse período dos índices de custo de alta e baixa tecnologia subiram menos. As altas foram de 22,9% e 24,2%, respectivamente.

Embora a situação de preços seja historicamente interessante para o pecuarista (que não precisa repor), há um ano a margem estava mais confortável.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Volume exportado de carne bovina alcança 162,5 mil toneladas até a terceira semana de julho/24
Scot Consultoria: Preços inalterados nas praças paulistas
Boi: arroba firme no mercado físico deve enfrentar dois desafios, concorrência com frango após suspensão de exportações e chegada do confinamento
Exportação de carne bovina em Mato Grosso dispara no primeiro semestre de 2024
Radar Investimentos: A semana no mercado físico do boi gordo deve começar com os pecuaristas ainda fortalecidos nas negociações
Radar Investimentos: Cotações futuras registraram movimentações distintas na B3