Estiagem afeta gado de corte e produção de leite no ES
As atividades agropecuárias movimentam quase 13% do agronegócio do Espírito Santo. Só em 2014, 480 mil litros de leite foram produzidos e 380 mil cabeças de gado abatidas. Apesar disso, o período estiagem por que passa o estado tem comprometido propriedades rurais e dificultado a pecuária.
Mais de 1,3 milhão hectares são de pastagens no estado, sendo que o espaço é ocupado por 2.270.986 cabeças de gado. Destes, 60% é de gado de corte e 40% de vacas leiteiras.
Pelas estradas do Espírito Santo, o que se vê é um cenário desolador, com pastos secos, degradados e, em muitos pontos, praticamente não há mais capim. Em Presidente Kennedy, o produtor José Araújo trabalha com o filho em uma pequena propriedade, de dois hectares, em Santo Eduardo.
Com a forte estiagem, o capim secou e o que restou foi destruído por uma lagarta. “Não tinha nada para dar para o gado. Até pensei em desanimar, mas minha família e meu filho não deixaram e conseguimos superar a crise de lagarta e a seca”, falou o produtor.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 ES