Estados Unidos libera importação para a carne bovina brasileira in natura

Publicado em 29/06/2015 17:25
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, anunciou há pouco que os Estados Unidos liberaram a importação de carne in natura de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal, encerrando uma restrição praticada há 15 anos. A medida favorece a 95% da agroindústria exportadora brasileira. Agora caberá aos estados brasileiros e ao DF se habilitarem para a venda de carne in natura ao mercado norte americano.
“Temos que persistir obstinadamente em praticar uma defesa agropecuária de forma permanente. Vamos trabalhar para que o Brasil se situe entre os cinco países do mundo como referência agropecuária”, afirmou a ministra. “A presidenta Dilma Rousseff tem dado todo o apoio à defesa agropecuária e colocou seu peso político nas negociações com os Estados Unidos para alcançarmos essa posição”, disse Kátia Abreu.
 Há 15 anos, os Estados Unidos vinham negociando a compra de carne bovina in natura do Brasil e o desfecho da negociação hoje é uma sinalização importante para a abertura de novos mercados. Os EUA são reconhecidos pela severa restrição ao ingresso de produtos no seu mercado doméstico. 

Tags:

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cenário atual de desajuste entre oferta e demanda já reflete nas expectativas para 2025; projeções apontam para boi de R$300 em janeiro
Mapa realiza simulado de febre aftosa no Acre com participação internacional e mais de 180 servidores
Radar Investimentos: Oferta limitada de animais terminados pelos pecuaristas em um período de seca e temperaturas elevadas
Boi de R$280 por arroba já é negociado em SP e preço pode virar referência se oferta de animais não aparecer
Radar Investimentos: Preço da arroba bovina continua subindo em várias praças pecuárias do Brasil,
Boi/Cepea: Indicador sobe mais de 10% no mês