Mato Grosso abateu mais de 1 milhão bovinos em 3 meses
Mato Grosso abateu 1,160 milhão de bovinos no primeiro trimestre de 2015. O volume é 13% menor se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram abatidos 1,339 milhão de cabeças, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25). Os abates realizados no Estado representam 15% dos animais enviados ao gancho em todo o país, entre janeiro a março deste ano, somando 7,731 milhões de bovinos.
De acordo com o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Olmir Cividini, a queda nos abates está relacionada ao menor estoque de bovinos machos, com mais de 24 meses, que registra neste ano o pior desempenho dos últimos nove anos. “Vale lembrar que a queda no estoque de machos é resultado do maior abate de fêmeas entre os anos de 2011 e 2013, que compromete a oferta de animais para reposição nos anos seguintes”.
A expectativa é que a entrada do confinamento de gado alivie a pressão da oferta no segundo semestre do ano. Uma pesquisa feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que a intenção dos pecuaristas de gado mato-grossense em confinar gado aumentou 24%. Se confirmada a projeção, os pecuaristas do Estado devem confinar 789,66 mil cabeças, frente as 636,66 mil animais do ano passado.