Iniciada vacinação contra febre aftosa na região de fronteira de MS
A vacinação contra febre aftosa na área de fronteira de Mato Grosso do Sul, uma delimitação compreende treze municípios, iniciou na última quarta-feira (1). A imunização vai até 15 de maio e abrange aproximadamente 650 mil animais, de mamando a caducando. A Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul alerta para o prazo final da declaração da vacina, que vai até o dia 01 de junho.
A região é livre de aftosa com vacinação desde 2011 mas o médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, ressalta que a condição depende de uma ação contínua. “Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela OIE – Organização Mundial de Saúde Animal e abre portas para que a nossa carne bovina conquiste um espaço de cada vez maior no mercado internacional", ressalta.
A fronteira sul-mato-grossense compreende os municípios de Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas. "Os produtores destes municípios têm tomado todas as medidas sanitárias necessárias para o fortalecimento do setor. Exemplo deste trabalho é que o índice de cobertura vacinal na região ultrapassa 98%", afirma Tinoco. O reconhecimento do status, ressalta, é resultado do trabalho realizado pelos pecuaristas do Estado, com a orientação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Na região do Planalto, a vacinação vai do dia 4 de maio a 8 de junho. No Pantanal, para os optantes da etapa de maio, inicia também no dia 4 e vai até o dia 17 de junho.
O calendário é diferenciado por determinação da Agência, resultado de estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras. A mudança na vacinação da aftosa para todo o rebanho do Planalto, passando de novembro para maio, ocorreu em 2012, atendendo demanda dos produtores e defendida pela Famasul, por ser este o período mais adequado para reunir e vacinar o rebanho das propriedades.
Calendário de vacinação de Mato Grosso do Sul
Fronteira: de 1º de abril até 15 de maio
Planalto: de 4 de maio a 8 de junho
Pantanal: o produtor opta por vacinar no período de 4 de maio a 17 de junho ou de 1º novembro a 15 de dezembro
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.