Bezerro subiu 66,4% em um ano no Maranhão, enquanto boi gordo subiu 17,8%
A movimentação está lenta no mercado de reposição do Maranhão, o que levou à ligeira redução dos preços médios em relação a fevereiro. Levando em conta todas as categorias de machos, atualmente as cotações estão 1,2% menores que no mês passado, em média.
No entanto, a oferta está reduzida, assim como nas demais regiões produtoras. Isso ajuda a segurar os preços em momento de baixa movimentação do mercado. Além disso, há demanda de alguns estados vizinhos, o que reforça o cenário e diminui a possibilidade de desvalorizações mais fortes em curto prazo.
Mesmo com a queda nas últimas semanas, na comparação anual os preços subiram fortemente. Na média de todas as categorias, a alta foi de 48,9%. O destaque foi o bezerro desmamado (6,0@), categoria mais procurada no estado, que subiu 66,4% no período e vem sendo negociada por R$990,00/cabeça.
O boi gordo, no entanto, subiu 17,8% no período, diminuindo de maneira drástica o poder de compra do pecuarista no estado. Atualmente é possível adquirir 2,14 bezerros desmamados com a venda de um boi gordo (16,5@). Em março do ano passado a relação de troca era de 3,02 bezerros por boi gordo.