Prejuízo com falta de abate de bovinos pode ser de R$ 2,5 milhões/dia
Com a continuidade do protesto dos caminhoneiros nesta quinta-feira (26) que bloqueia rodovias em Mato Grosso pelo 9º dia, as 30 unidades de frigoríficos de bovinos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Estado podem paralisar suas atividades nesta semana, conforme o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT). As paralisações causam um prejuízo estimado de R$ 2,5 milhões por dia, segundo o sindicato.
Mato Grosso é o estado com o maior rebanho do país. São 28,4 milhões de cabeças de gado, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). “Por dia, ocorrem de 80 a 100 mil abates de gado no Estado”, informa o secretário-executivo do Sindifrigo/MT, Jovenino Borges.
Hoje no Estado, de acordo com informações da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária de Abastecimento no Estado de Mato Grosso (SFA) que fica em Várzea Grande, estão paradas as unidades de abate de dois frigoríficos do mesmo grupo em Alta Floresta e Matupá e mais cinco unidades do grupo estão sinalizando paralisação das atividades. Além disso, um frigorífico deParanatinga pode declarar férias coletivas aos funcionários a partir da semana que vem.
“Todas as unidades frigoríficas com SIF do Estado estão trabalhando com a capacidade baixa porque os estoques estão no limite máximo e não estão conseguindo emitir produtos por causa dos bloqueios nas rodovias”, informa Leandro José Machado, chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da SFA/MAPA.
Leia a notícia na íntegra nos site do Centro Oeste Notícias