MT: Bovinocultura de corte fechou mais um mês de 2014 com bons resultados

Publicado em 09/10/2014 10:15
Na comparação com igual mês do ano passado, houve valorização da arroba e retração no preço da ração

A bovinocultura de corte, em Mato Grosso, fechou mais um mês de 2014 com bons resultados. Dentro de um cenário interno e externo positivo, tudo parece caminhar para que os bovinocultores vislumbrem uma situação melhor, visto que o poder de compra sobre os principais insumos da alimentação animal aumentou na comparação anual. Se de um lado a conjuntura favorece o criador, na outra ponta, a do consumidor, a oferta restrita de animais para abate e os bons volumes exportados, seguem elevando o preço no varejo.

No comparativo anual elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a arroba valorizou quase 27%, enquanto os principais insumos utilizados em confinamentos e semiconfinamentos, retraíram até 20%, como é o caso do farelo de soja.

Como aponta o Imea, a relação de troca da arroba do boi gordo com o milho atingiu o segundo menor patamar da história. Em setembro deste ano foi necessária apenas 1,93 arroba para adquirir uma tonelada do cereal, matéria-prima para rebanhos confinados, aqueles criados com ração no cocho e não a pasto/capim. “Dos três insumos utilizados - milho, farelo de soja e caroço de algodão - apenas esse último apresentou alta no preço no período analisado. Apesar da valorização, a relação de troca melhorou quase 17%, atingindo o menor nível desde janeiro de 2012”, destacam os analistas do Instituto.

Leia a notícia na íntegra no site do Diário de Cuiabá.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abiec reforça potencial da carne bovina brasileira no México
Scot Consultoria: Último dia útil de agosto com alta no preço do “boi China” e vaca gorda em São Paulo
Semana consolida movimento de alta para arroba do boi em todo o Brasil com destaque para RO, SP, GO e MS
Radar Investimentos: Valorização dos animais terminados ganhou força especialmente em Minas Gerais
Scot Consultoria: O mercado do boi gordo continua firme
Boi de R$250/arroba já é uma realidade em MS; em SP o mercado também é positivo, porém, com altas mais tímidas