Aftosa: CDA apresenta os resultados da 2ª etapa da campanha

Publicado em 03/01/2012 07:11
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2011, que terminou no dia 30 de novembro, apresentou ótimos resultados. Mais uma vez os índices ficaram acima de 98% de cobertura vacinal, garantindo ao Estado de São Paulo o status de região livre da febre aftosa com vacinação, reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa. Desde 1996 não temos registro de casos da doença no Estado.

Durante o período da campanha é mobilizada toda a equipe de médicos veterinários e técnicos da CDA - Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Na etapa de novembro foram realizadas 1724 vacinações assistidas, com 208.504 bovídeos e 266 vacinações fiscalizadas, com 55.312 cabeças. São regiões de risco, onde a vacinação deve ser acompanhada, para garantirmos que 100% dos animais sejam vacinados.

É importante salientar que conjunto de ações acima é uma exigência internacional que corroboram a atuação da CDA, já que as informações são apresentadas ao Mapa e às missões internacionais.

Com um rebanho de 11.2 milhões de bovinos e aproximadamente 75 mil bubalinos, São Paulo responde por quase 40% do volume das exportações brasileiras de carne e ajuda o Brasil a se manter como o maior exportador de carne do mundo, o que se reflete no acréscimo de US$ 3,2 bilhões no saldo da balança comercial nacional, de janeiro a agosto de 2011.

A Secretaria se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado, a exemplo do que já ocorreu com a raiva dos herbívoros.

Tags:

Fonte: Sec. Agricultura - SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo nas praças paulistas
Dinâmica no mercado atacado deve determinar movimentação de preços da @ do boi na 2ª quinzena de janeiro
Média diária exportada de carne bovina registrou avanço de 14,9% até segunda semana de janeiro/25, enquanto preço médio teve ganho anual de 11,8%
Scot Consultoria: Preços estáveis em São Paulo
Em 2025 exportações de carne bovina crescem em função da alta demanda global
Escalas muito curtas mantêm preços firmes para a arroba do boi gordo e com tendência de novas altas
undefined