Fidelização dos leitores dos jornais: Impressos, em TV e rádio!
1. Umas quatro ou cinco vezes, quando da transferência de um repórter sênior de um meio de comunicação a outro, ou quando um repórter sênior escalava a hierarquia de sua editoria, o ex-prefeito do Rio teve a ocasião de ser convidado a um chá ou almoço para conversar sobre cobertura jornalística de "cidade".
2. Todos, indistintamente, e até como forma de explicar a cobertura que faziam, afirmaram que em relação aos governos, a forma de fidelizar o leitor/espectador/ouvinte era tornar a crítica sistemática e rotineira, culpabilizando os governos por todos os problemas. Ou seja, a cobertura de "cidade" deveria transformar em campanha as culpas dos governos.
3. Outro dia, em SP, numa reunião com expressões da política local e nacional, o ex-prefeito ouviu queixas de autoridades estaduais e municipais a respeito da cobertura de "cidade". A explicação deles era uma espécie de petismo tomando conta de uma editoria de cidade de grande jornal e uma de grande TV. O ex-prefeito contou sua experiência e disse que não havia petismo nenhum, mas a "teoria da fidelização de audiência".
4. Nos últimos meses têm ocorrido mudanças no Rio, que valem a pena acompanhar os desdobramentos. De forma a lavar as mãos quanto às responsabilidades de governo, primeiro se usou a tradicional e antiga "herança recebida". Mas com o tempo, isso se desgasta. E a prática passou a ser a responsabilização e criminalização dos cidadãos. Todos os males da cidade se devem aos seus moradores, que são mal educados, não obedecem as regras de trânsito, as posturas, etc. E a solução é a repressão sobre eles.
5. Essa visão de intimidação e transferência de responsabilidades não é nova. Os anos 30 estão carregados de exemplo, aqui e alhures. Mas a imprensa -revistas, jornais, TVs e rádios- entrarem no jogo significa uma cobertura nova que é antagônica à "teoria da fidelização". Será que ao lançar pedras nas pessoas produzirão os mesmos resultados de audiência que lançar pedras nos governos? Como reagirão as pessoas? Como reagirão a seu costume anterior de audiência? Bem, é acompanhar e aguardar.
* * *
UM DISCURSO EXTRAORDINÁRIO PARA ENCERRAR 2009!
Discurso recente, ante à OEA do Embaixador do Panamá, Guillermo Cochez. Coloca os pontos nos "is", denuncia a ruptura da democracia na Nicarágua, Venezuela, Equador, Bolívia..., citando os fatos, sem precisar falar dos países. Abre, criticando o golpe de Honduras, mas concorda com o secretário geral da OEA, que agora é das eleições para frente. Um discurso para os nossos políticos e autoridades ouvirem mais de uma vez. Cochez abre com uma piada deliciosa. Vale, vale muito estes 7 minutos.
https://www.youtube.com/watch?v=JJEGZTTPjs8&feature=email
* * *
ELOGIOS AO USO DO FORMSPRING POR POLÍTICOS!
1. Alon Feuerwerker (Colunista do Correio Braziliense) Vale a pena seguir o formspring do @CesarMaia_. Muito bom https://bit.ly/6wehCT
2. gmgall: Está aí o único uso do formspring.me que não achei babaca. Bom exemplo p/ políticos RT: @CesarMaia_: https://www.formspring.me/cesarmaia
3. BianCardoso: @CesarMaia_ pode ter 1000 defeitos mas tem site, Formspring e aqui divulga seu e-mail. Cadê o @eduardopaes_???
4. olit009 @raulchristiano P/ q o sr. tenha uma ídéia, dê 1 olhada no perfil do César Maia, q utiliza bem essa ferramenta: https://www.formspring.me/cesarmaia
5. bnciscuitantes Como eu queria ter perguntas como o Cesar Maia https://formspring.me/bnciscuitantes
6. Polit009 @Sen_Cristovam Para o sr. que gosta de interagir, seria muito interessante. Olhe o do César Maia: https://www.formspring.me/cesarmaia
* * *
ONDE O LULA VAI E O PREFEITO NÃO É CAPACHO DELE, REPETE A MESMA LADAINHA!
(Repórter Diário – ABC, 29). Lula afirma que Dib não gostava de trabalhar com governo federal. Durante a inauguração da UPA em São Bernardo, Lula criticou o abismo que marcou o relacionamento do governo federal com o município na gestão do ex-prefeito William Dib (PSDB). “São Bernardo é uma cidade que está atrasada. Das grandes cidades é a
que menos recebeu investimentos do governo federal porque o prefeito que estava aqui parece que não gostava de trabalhar com o governo federal”, disparou.
* * *
"SKYLARK 1"! PREFEITURA PROCURA TERRORISTAS NO RIO!
1. O micro-avião não tripulado, "Skylark 1" que a prefeitura do Rio anuncia comprar para vigiar a cidade, é segundo o site do fabricante: "The system is especially designed for counter-terror applications". "O sistema foi projetado especialmente para uso em aplicações de Contra-Terrorismo". Clique https://www.elbitsystems.com/lobmainpage.asp?id=764
2. A matéria abaixo mostra que já caiu na Palestina e o risco nesse caso é das casas e da população civil abaixo. Clique: https://www.worldtribune.com/worldtribune/06/front2453794.913888889.html
3. Fotos do mesmo modelo "Skylark 1". 1. Usado no Iraque. 2. O que caiu na Palestina e é mostrado por terroristas.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
* * *
"DELÍRIO LÓGICO"!
Trechos do artigo do escritor chileno Jorge Edwards no El País (27).
1. Sempre votei na esquerda, mas na conjuntura chilena de hoje, me sinto obrigado a mudar. Porque o essencial na campanha da "Concertacion" (PDC-PS-PPD), consiste em deixar de lado o verdadeiro debate das ideias, dos conteúdos, dos programas de governo e sustentar que se não governam eles, que não se unem todos, a Direita, ou seja, o homem mau do filme chegará ao poder. Caiu na cabeça da "Concertacion" este simplismo.
2. Numa democracia desenvolvida, a alternância no poder é decisiva. Do contrário a sociedade estaria formada por cidadãos que podem governar e por outros que não podem, ou seja, uns de primeira e outros de segunda classe. Parece que, agora, estamos no caminho de ressuscitar o mesmo e velho dilema. Nos socialismos soviéticos, a exclusão chegou a extremos delirantes. Quem não estava de acordo estava excluído.
3. Era um fenômeno que alguém chamou de "delírio lógico": quem não estava de acordo era 'louco'. A última invenção retórica é o que a campanha de Frei chama de luta contra o poder do dinheiro. Dentro desta mesma lógica.
* * *
LE FIGARO, 29/12/09: HOTEL RENAISSANCE ARC DE TRIOMPHE O MELHOR PROJETO DE HOTEL 2009!
Arquiteto Christian de Portzamparc é o mesmo da Cidade da Musica do Rio-
RENAISSANCE ARC DE TRIOMPHE, UNE ÉTOILE À L’ÉTOILE (Paris) - Sa façade de verre signée Christian de Portzamparc fait des vagues le long de l’avenue de Wagram à Paris. À l’intérieur, lignes épurées, verre, cuir, touches de couleurs vives, jeux de lumières… composent une ambiance aussi élégante que branchée. Bizarrement, cette maison de 118 chambres (22 suites) a ouvert le 5 mai dernier dans une relative discrétion. Et pourtant, ce Renaissance Paris Arc de Triomphe (renaissancearcdetriomphe.fr) en jette. Surtout quand on réside dans une des suites somptueuses du 8e et dernier étage : elles ouvrent sur une terrasse avec vue sur l’Arc de Triomphe, le Sacré-Coeur et la tour Eiffel, excusez du peu. Au printemps, c’est somptueux. Ajoutons un bar et un restaurant inspirés où Louis-José Bangard conjugue saveurs indonésiennes et françaises, pour comprendre que la discrétion fait aussi l’élégance du lieu.