Teoria dos escândalos nos governos!
Publicado em 08/12/2009 08:56
Trechos da coluna (Novo Príncipe) de Cesar Maia na Folha de SP (05).
1. "EL NUEVO Príncipe" (editora El Ateneo), de Dick Morris (coordenador de Clinton em 2006), é leitura básica para entender a complexidade da comunicação política dos governos, muito maior que a do marketing eleitoral, pois ocorre dia a dia. E se insere num universo diversificado, de imprensa, comunicação direta, boatos, opinião pública segmentada, contracomunicação da oposição e dos insatisfeitos e da internet.
2. Morris fala disso em "Governar", na parte 2 de seu livro. Nele, trata de temas como popularidade cotidiana, exercício da liderança, agressividade ou conciliação, inércia burocrática, cuidar das costas (controlar seu partido), buscar recursos e continuar sendo virtuoso, o mito da manipulação da mídia e como sobreviver a um escândalo. A este último ponto Morris dedica atenção.
3. "Não há como ganhar na cobertura de um escândalo. A única maneira de sair vivo é falar a verdade, aguentar o tranco e avançar". Com vasta experiência junto à imprensa dos EUA, lembra que, quando ela abre um escândalo, tem munição guardada para os próximos dias. Os editores fatiam a matéria, pedaço a pedaço, para a cada dia ter uma nova revelação. De nada adianta querer suturar o escândalo com uma negação reativa, pois virão outras logo depois, desmoralizando a defesa. Para Morris, a chave é não mentir. O dano de mentir é mortal. "Uma mentira leva a outra, e o que era uma incomodidade passa a ser obstrução criminal à Justiça".
4. A força de um escândalo é a sua importância política. As pessoas perdoam muito mais aqueles fatos sem relação com o ato de governar. "Se os eleitores se mostram escandalizados com o que se diz que ele fez, é melhor que não tenha feito. Roubar dinheiro não se perdoa". Em outros tipos de escândalo, como os de comportamento, os eleitores se mostram mais suaves e compreensíveis. Os mais velhos são sempre menos tolerantes. Os de idade intermediária tendem a ser mais flexíveis, especialmente com escândalos de comportamento. Os eleitores jovens se fixam mais no caráter do governante.
5. Assim, além da complexidade de enfrentar um escândalo, a comunicação de governo deve ser, pelo menos, etariamente segmentada. Na medida em que o governante nada tenha a ver diretamente com o fato, que os responsáveis sejam de fato afastados por traição de confiança. Caso contrário, o próprio governo será contaminado e terá perdido precocemente a batalha de opinião pública e, assim, a batalha política.
* * *
PESQUISA IBOPE DE NOVEMBRO (26-30): LULA VAI BEM E GOVERNO LULA VAI MAL!
1. No governo Lula: Piorou x Melhorou pela ordem. Segurança Pública 36%x27% Educação: 27%x38% Gastos Públicos: 36%x19% Programas Sociais: 16%x48% Combate a Corrupção: 41%x22 Saúde: 43%x27% Impostos: 38%x21%
2. Lula vai bem. Governo vai mal. Lula teve 72% de ótimo+bom. Para 53% dos eleitores o atual governo Lula é igual ou pior que o primeiro. Para 46% é melhor. Curioso que a avaliação positiva tenha crescido tanto em relação a 2006 e a comparação entre os governos não. Um sinal de que há espuma nessa avaliação. Talvez pela sobrevisibilidade. Lula cresceu 4 pontos em relação a setembro.
3. Mas o governo não vai tão bem. A desaprovação do combate à fome e à miséria subiu de 30% para 37%. Na educação, a desaprovação subiu de 41% para 46%. Na saúde 57% desaprovam o governo Lula (66% nas Capitais e 71% nas Periferias metropolitanas). Em relação ao meio ambiente, 37% desaprovam. Impostos: 55% desaprovam o governo Lula. E Segurança Pública continua como a pior área do governo: 59% desaprovam. Nas Capitais, 70% desaprovam. Sobre desemprego, 42% acham que vai aumentar. Eram 40% em setembro. 49% acham que a inflação vai aumentar. Eram 45% em setembro.
4. Problema prioritário: Segurança Pública 33% (curiosamente Saúde não foi incluída).
5. Serra obteve 38% (43% nos municípios do interior e nos pequenos municípios) das intenções de voto. Dilma 17%. Ciro Gomes 13%. Marina 6%. Com o nome de Aécio, Ciro Gomes passa para primeiro com 26% das intenções de voto, confirmando que sua troca é com Serra. Ganha 13 de Serra e Dilma ganha 3.
6. Com certeza votaria nele: Serra 25% Dilma 14% Ciro 11% Marina 5% Taxa de fixação: (com certeza votaria intenção de voto): Serra 66% Dilma 82% Ciro 78% Aécio 64% Marina 83%
* * *
IBOPE: 33% DOS BRASILEIROS DIZEM QUE A SEGURANÇA PÚBLICA É A MAIOR PRIORIDADE! PARA 60% LULA FRACASSOU!
Veja estes 3 vídeos: 1 minuto (Cel. Esteves da PM-RJ), 20 segundos (da PM-Bahia), e 3 minutos (da PM-SP).
https://www.youtube.com/watch?v=yj55rTH8M48
https://www.youtube.com/watch?v=HLGcgqNL5O4
https://www.youtube.com/watch?v=KPY-Dhhwt6k
* * *
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS CRESCEM MUITO MAIS QUE AS ARGENTINAS!
(abeceb.com/Clarin, 08) Brasil avança e Argentina dá um passo atrás, conclui trabalho da consultora abeceb.com analisando os dados da OMC. Brasil é hoje um concorrente da Argentina em muitos produtos que no passado ela era exportadora líquida. Em 1998 as exportações do Brasil eram 1,9 vezes maiores que as da Argentina. Agora são 2,8 vezes maiores. Em 2008, Brasil passou a ser o 22º maior país exportador com 1,23% do total do comércio mundial. Em 1998, Brasil ocupava o 25º lugar e ficava com 0,93% do comercio mundial. A Argentina em 1998 ocupava o 36º lugar no ranking e tinha 0,48% das exportações mundiais. Hoje está em 45º lugar e representa 0,44% do comércio mundial.
* * *
FUTEBOL: VITÓRIA COM 3 PONTOS OU COM 2?
1. A FIFA, anos atrás, alterou a regra de pontuação, dando às vitórias 3 pontos e não mais 2. A alegação era menos de alteração no resultado final de um campeonato determinado e mais no brilho dos jogos. O futebol caminhava para um jogo extremamente defensivo com o crescimento dos resultados empatados ou mínimos. Como o gol é a apoteose do futebol, empates e resultados mínimos tiravam o brilho e a alegria da disputa.
2. Este Ex-Blog aplicou ao campeonato brasileiro a regra dos dois pontos por vitória e re-calculou a Classificação do Campeonato Brasileiro Série A. De substantivo, nada mudou, além da pontuação na medida em que o campeão Flamengo, teria 48 pontos e não os 67 que obteve, etc.
3. Com a regra de dois pontos, o Flamengo seria o campeão e os quatro da 'Libertadores da América', seriam os mesmos. Apenas o S. Paulo seria o segundo e o Internacional seria o terceiro. Toda a classificação seria a mesma até o Santos em décimo segundo. O Botafogo, com 36, superaria o Vitória e o Atlético Paranaense que teriam 35.
4. Mas os rebaixados seriam os mesmíssimos, Coritiba, S. André, Náutico e Sport.
5. Estava certa a FIFA: nada muda, mas dá mais colorido e empolgação aos jogos.
* * *
JUSTIÇA CHILENA CONCLUI PELO ASSASSINATO DO EX-PRESIDENTE FREI (PAI)!
Controvérsias abertas quanto à conclusão de um longo processo às vésperas da eleição presidencial em que seu filho, Eduardo Frei- é candidato.
1. (emol, 07) Publicam-se os processamentos pela morte de Frei Montalva. Três dos seis implicados pelo homicídio do ex-Presidente Eduardo Frei Montalva, passam a ser processados como autores diretos, um como cúmplice e dois como encobridores. O magistrado Alejandro Madrid imputa a participação direta na morte, o ex-motorista do ex-presidente, Luís Becerra, o ex-agente de inteligência Raúl Lillo, e o médico Patricio Silva. Como encobridores foram denunciados os médicos Helmar Rosemberg e Sergio Gonzalez e como cúmplice Pedro Valdivia.
2. (Wikipédia) Faleceu em 22 de janeiro de 1982 com 71 anos. Em dezembro de 1981, foi submetido a uma cirurgia de caráter simples produto de uma hérnia. Dias depois sua situação pioraria drasticamente, vindo a falecer inesperadamente dia 22 de janeiro de 1982. Oficialmente a morte ocorreu por uma infecção bacteriana originando uma peritonite aguda e posterior choque séptico. As suspeitas levaram em 2006, a exumação do cadáver, mas não agregou dados importantes. Mas em 17 de agosto desse ano, o médico encarregado da primeira cirurgia de Frei reconheceu que a morte do ex-mandatário se devia a um agente químico.
* * *
ELEIÇÕES NO CHILE!
O -Democratas- destacou 3 parlamentares (Bonow e Chiarelli do RS e Alceni do PR) e o assessor de política internacional da FLC (ex-prefeito C. Maia) para acompanharem as eleições deste domingo no Chile. Maia segue hoje para Santiago e, como os demais, estará no hotel onde a direção da campanha de Piñera se concentra. O DEM, assim como a RN do Chile, pertence a UPLA (União de Partidos Latino-americanos), presidida pelo senador -e presidente atual do senado- Jovino Novoa.
* * *
ENTRE 21H E 1H: 25% DO TRÁFEGO GLOBAL DA INTERNET NO MUNDO! BRASIL DISPARA!
(Cisco Visual Network Index/Folha-on, 07) Segundo a pesquisa, no período específico entre 21hs e 1h da madrugada, 25% do tráfego global de internet são gerados. Uma hora de pico de internet tem 20% mais tráfego do que uma hora fora do horário de pico. No Brasil, o trabalho indica que o tráfego de vídeo pela internet será 24 vezes maior até 2013, em comparação com o final de 2008. Já o tráfego IP no Brasil irá mais do que dobrar a cada dois anos. Em 2013, será aproximadamente nove vezes maior do que era no final de 2008. Até 2013, mais de 200 horas de vídeo irão percorrer a internet a cada segundo, apenas no Brasil. Dentre os países analisados na pesquisa, o Brasil tem uma das mais altas taxas de crescimento previstas. O aumento do tráfego móvel no país será estratosférico até 2013, atingindo um volume 124 vezes maior do que se registrava no final de 2008.
1. "EL NUEVO Príncipe" (editora El Ateneo), de Dick Morris (coordenador de Clinton em 2006), é leitura básica para entender a complexidade da comunicação política dos governos, muito maior que a do marketing eleitoral, pois ocorre dia a dia. E se insere num universo diversificado, de imprensa, comunicação direta, boatos, opinião pública segmentada, contracomunicação da oposição e dos insatisfeitos e da internet.
2. Morris fala disso em "Governar", na parte 2 de seu livro. Nele, trata de temas como popularidade cotidiana, exercício da liderança, agressividade ou conciliação, inércia burocrática, cuidar das costas (controlar seu partido), buscar recursos e continuar sendo virtuoso, o mito da manipulação da mídia e como sobreviver a um escândalo. A este último ponto Morris dedica atenção.
3. "Não há como ganhar na cobertura de um escândalo. A única maneira de sair vivo é falar a verdade, aguentar o tranco e avançar". Com vasta experiência junto à imprensa dos EUA, lembra que, quando ela abre um escândalo, tem munição guardada para os próximos dias. Os editores fatiam a matéria, pedaço a pedaço, para a cada dia ter uma nova revelação. De nada adianta querer suturar o escândalo com uma negação reativa, pois virão outras logo depois, desmoralizando a defesa. Para Morris, a chave é não mentir. O dano de mentir é mortal. "Uma mentira leva a outra, e o que era uma incomodidade passa a ser obstrução criminal à Justiça".
4. A força de um escândalo é a sua importância política. As pessoas perdoam muito mais aqueles fatos sem relação com o ato de governar. "Se os eleitores se mostram escandalizados com o que se diz que ele fez, é melhor que não tenha feito. Roubar dinheiro não se perdoa". Em outros tipos de escândalo, como os de comportamento, os eleitores se mostram mais suaves e compreensíveis. Os mais velhos são sempre menos tolerantes. Os de idade intermediária tendem a ser mais flexíveis, especialmente com escândalos de comportamento. Os eleitores jovens se fixam mais no caráter do governante.
5. Assim, além da complexidade de enfrentar um escândalo, a comunicação de governo deve ser, pelo menos, etariamente segmentada. Na medida em que o governante nada tenha a ver diretamente com o fato, que os responsáveis sejam de fato afastados por traição de confiança. Caso contrário, o próprio governo será contaminado e terá perdido precocemente a batalha de opinião pública e, assim, a batalha política.
* * *
PESQUISA IBOPE DE NOVEMBRO (26-30): LULA VAI BEM E GOVERNO LULA VAI MAL!
1. No governo Lula: Piorou x Melhorou pela ordem. Segurança Pública 36%x27% Educação: 27%x38% Gastos Públicos: 36%x19% Programas Sociais: 16%x48% Combate a Corrupção: 41%x22 Saúde: 43%x27% Impostos: 38%x21%
2. Lula vai bem. Governo vai mal. Lula teve 72% de ótimo+bom. Para 53% dos eleitores o atual governo Lula é igual ou pior que o primeiro. Para 46% é melhor. Curioso que a avaliação positiva tenha crescido tanto em relação a 2006 e a comparação entre os governos não. Um sinal de que há espuma nessa avaliação. Talvez pela sobrevisibilidade. Lula cresceu 4 pontos em relação a setembro.
3. Mas o governo não vai tão bem. A desaprovação do combate à fome e à miséria subiu de 30% para 37%. Na educação, a desaprovação subiu de 41% para 46%. Na saúde 57% desaprovam o governo Lula (66% nas Capitais e 71% nas Periferias metropolitanas). Em relação ao meio ambiente, 37% desaprovam. Impostos: 55% desaprovam o governo Lula. E Segurança Pública continua como a pior área do governo: 59% desaprovam. Nas Capitais, 70% desaprovam. Sobre desemprego, 42% acham que vai aumentar. Eram 40% em setembro. 49% acham que a inflação vai aumentar. Eram 45% em setembro.
4. Problema prioritário: Segurança Pública 33% (curiosamente Saúde não foi incluída).
5. Serra obteve 38% (43% nos municípios do interior e nos pequenos municípios) das intenções de voto. Dilma 17%. Ciro Gomes 13%. Marina 6%. Com o nome de Aécio, Ciro Gomes passa para primeiro com 26% das intenções de voto, confirmando que sua troca é com Serra. Ganha 13 de Serra e Dilma ganha 3.
6. Com certeza votaria nele: Serra 25% Dilma 14% Ciro 11% Marina 5% Taxa de fixação: (com certeza votaria intenção de voto): Serra 66% Dilma 82% Ciro 78% Aécio 64% Marina 83%
* * *
IBOPE: 33% DOS BRASILEIROS DIZEM QUE A SEGURANÇA PÚBLICA É A MAIOR PRIORIDADE! PARA 60% LULA FRACASSOU!
Veja estes 3 vídeos: 1 minuto (Cel. Esteves da PM-RJ), 20 segundos (da PM-Bahia), e 3 minutos (da PM-SP).
https://www.youtube.com/watch?v=yj55rTH8M48
https://www.youtube.com/watch?v=HLGcgqNL5O4
https://www.youtube.com/watch?v=KPY-Dhhwt6k
* * *
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS CRESCEM MUITO MAIS QUE AS ARGENTINAS!
(abeceb.com/Clarin, 08) Brasil avança e Argentina dá um passo atrás, conclui trabalho da consultora abeceb.com analisando os dados da OMC. Brasil é hoje um concorrente da Argentina em muitos produtos que no passado ela era exportadora líquida. Em 1998 as exportações do Brasil eram 1,9 vezes maiores que as da Argentina. Agora são 2,8 vezes maiores. Em 2008, Brasil passou a ser o 22º maior país exportador com 1,23% do total do comércio mundial. Em 1998, Brasil ocupava o 25º lugar e ficava com 0,93% do comercio mundial. A Argentina em 1998 ocupava o 36º lugar no ranking e tinha 0,48% das exportações mundiais. Hoje está em 45º lugar e representa 0,44% do comércio mundial.
* * *
FUTEBOL: VITÓRIA COM 3 PONTOS OU COM 2?
1. A FIFA, anos atrás, alterou a regra de pontuação, dando às vitórias 3 pontos e não mais 2. A alegação era menos de alteração no resultado final de um campeonato determinado e mais no brilho dos jogos. O futebol caminhava para um jogo extremamente defensivo com o crescimento dos resultados empatados ou mínimos. Como o gol é a apoteose do futebol, empates e resultados mínimos tiravam o brilho e a alegria da disputa.
2. Este Ex-Blog aplicou ao campeonato brasileiro a regra dos dois pontos por vitória e re-calculou a Classificação do Campeonato Brasileiro Série A. De substantivo, nada mudou, além da pontuação na medida em que o campeão Flamengo, teria 48 pontos e não os 67 que obteve, etc.
3. Com a regra de dois pontos, o Flamengo seria o campeão e os quatro da 'Libertadores da América', seriam os mesmos. Apenas o S. Paulo seria o segundo e o Internacional seria o terceiro. Toda a classificação seria a mesma até o Santos em décimo segundo. O Botafogo, com 36, superaria o Vitória e o Atlético Paranaense que teriam 35.
4. Mas os rebaixados seriam os mesmíssimos, Coritiba, S. André, Náutico e Sport.
5. Estava certa a FIFA: nada muda, mas dá mais colorido e empolgação aos jogos.
* * *
JUSTIÇA CHILENA CONCLUI PELO ASSASSINATO DO EX-PRESIDENTE FREI (PAI)!
Controvérsias abertas quanto à conclusão de um longo processo às vésperas da eleição presidencial em que seu filho, Eduardo Frei- é candidato.
1. (emol, 07) Publicam-se os processamentos pela morte de Frei Montalva. Três dos seis implicados pelo homicídio do ex-Presidente Eduardo Frei Montalva, passam a ser processados como autores diretos, um como cúmplice e dois como encobridores. O magistrado Alejandro Madrid imputa a participação direta na morte, o ex-motorista do ex-presidente, Luís Becerra, o ex-agente de inteligência Raúl Lillo, e o médico Patricio Silva. Como encobridores foram denunciados os médicos Helmar Rosemberg e Sergio Gonzalez e como cúmplice Pedro Valdivia.
2. (Wikipédia) Faleceu em 22 de janeiro de 1982 com 71 anos. Em dezembro de 1981, foi submetido a uma cirurgia de caráter simples produto de uma hérnia. Dias depois sua situação pioraria drasticamente, vindo a falecer inesperadamente dia 22 de janeiro de 1982. Oficialmente a morte ocorreu por uma infecção bacteriana originando uma peritonite aguda e posterior choque séptico. As suspeitas levaram em 2006, a exumação do cadáver, mas não agregou dados importantes. Mas em 17 de agosto desse ano, o médico encarregado da primeira cirurgia de Frei reconheceu que a morte do ex-mandatário se devia a um agente químico.
* * *
ELEIÇÕES NO CHILE!
O -Democratas- destacou 3 parlamentares (Bonow e Chiarelli do RS e Alceni do PR) e o assessor de política internacional da FLC (ex-prefeito C. Maia) para acompanharem as eleições deste domingo no Chile. Maia segue hoje para Santiago e, como os demais, estará no hotel onde a direção da campanha de Piñera se concentra. O DEM, assim como a RN do Chile, pertence a UPLA (União de Partidos Latino-americanos), presidida pelo senador -e presidente atual do senado- Jovino Novoa.
* * *
ENTRE 21H E 1H: 25% DO TRÁFEGO GLOBAL DA INTERNET NO MUNDO! BRASIL DISPARA!
(Cisco Visual Network Index/Folha-on, 07) Segundo a pesquisa, no período específico entre 21hs e 1h da madrugada, 25% do tráfego global de internet são gerados. Uma hora de pico de internet tem 20% mais tráfego do que uma hora fora do horário de pico. No Brasil, o trabalho indica que o tráfego de vídeo pela internet será 24 vezes maior até 2013, em comparação com o final de 2008. Já o tráfego IP no Brasil irá mais do que dobrar a cada dois anos. Em 2013, será aproximadamente nove vezes maior do que era no final de 2008. Até 2013, mais de 200 horas de vídeo irão percorrer a internet a cada segundo, apenas no Brasil. Dentre os países analisados na pesquisa, o Brasil tem uma das mais altas taxas de crescimento previstas. O aumento do tráfego móvel no país será estratosférico até 2013, atingindo um volume 124 vezes maior do que se registrava no final de 2008.
Fonte:
Blog do Cesar Maia