Ministro Carlos Fávaro se reúne com embaixadora dos Estados Unidos, Elizabeth Bagley, para tratar sobre etanol

Publicado em 06/09/2023 07:56
Maiores produtores de energia e comida do mundo, Brasil e Estados Unidos debatem sobre o aumento do consumo do combustível

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, para tratar da cooperação entre os países sobre o etanol, em reunião na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta terça-feira (05).

Estados Unidos e Brasil são os maiores produtores de etanol do mundo e, juntos, debatem alternativas para o combustível. Diante da posição de liderança dos países no cenário mundial, o ministro destacou a importância do alinhamento na produção do combustível e de um trabalho conjunto para aumentar seu consumo no mundo, permitindo, assim, taxas mais competitivas.

A embaixadora ressaltou que tanto Estados Unidos quanto Brasil se preocupam com as mesmas causas de sustentabilidade e que os governos estão trabalhando juntos.

Uma das propostas já adotadas pelo Brasil de incentivo ao uso do etanol é o aumento do percentual de adição obrigatória do combustível à gasolina que, atualmente é de 27% e pode chegar a 30%. Nos Estados Unidos a medida ainda não é obrigatória.

Além disso, na recente missão do Mapa no Japão, o incentivo ao uso do combustível foi tema de uma reunião que tratou da produção de veículos movidos à hidrogênio a partir do etanol.

Também participaram da reunião o conselheiro agrícola e a especialista agrícola do Departamento Americano de Agricultura (USDA/FAS), Michael Colon e Marcela Formiga e o secretário de comércio e relações internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel