Governo de SP amplia benefício de ICMS para biogás e biometano

Publicado em 22/11/2022 15:59

(Reuters) - O governo do Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira decreto que altera o regulamento de ICMS para atividades com biogás e biometano, visando fomentar o uso de combustíveis renováveis e aumentar a competitividade no mercado paulista.

O decreto paulista prevê o diferimento do ICMS para operações internas com biogás e biometano quando o gás for consumido em processo de industrialização em usina geradora de energia elétrica.

Neste caso, o lançamento do imposto é realizado apenas no momento em que ocorre a saída da energia do estabelecimento industrializador, permitindo maior fôlego financeiro para as empresas produtoras, afirmou o governo paulista.

Com a mudança, a perspectiva é de que plantas de geração distribuída de energia movidas a biogás e biometano sejam beneficiadas, disse o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Guilherme Chrispim.

"A partir de agora, com esse benefício, a tendência é que São Paulo supere Minas Gerais até o fim de 2023 e assuma a liderança entre os Estados com maior capacidade instalada em geração própria de energia", afirmou Chrispim.

Na terça-feira, o governo paulista também assinou um acordo de cooperação com a associação Absolar, visando o aproveitamento de energia solar fotovoltaica, aquisição de energia do mercado livre, entre outros.

Segundo a Absolar, São Paulo está entre os Estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados, pequenos negócios e terrenos, cerca de 2 gigawatts (MW) em operação.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
Novos projetos de etanol de milho irão demandar cerca de R$ 20 bilhões em investimentos, aponta Itaú BBA
BNDES aprova R$500 mi para usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos no MT
undefined