Demanda por diesel no 3º trimestre de 2021 deve ultrapassar níveis de 2019

Publicado em 14/07/2021 16:21
A S&P Global Platts Analytics projeta que a demanda deve ficar acima em cerca de 15 mil barris por dia; agricultura e transporte são os setores que influenciarão o aumento

A demanda por diesel no Brasil no 3º trimestre de 2021 deve superar os níveis registrados no mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. É o que aponta o Relatório de Previsão do Mercado de Petróleo da S&P Global Platts Analytics para a América Latina. A demanda deve alcançar o patamar de 1,1 milhão de barris por dia, 15 mil barris a mais do que em 2019. 

O relatório mostra que o apoio dos setores de agricultura e transporte, as fortes vendas no varejo e o desempenho econômico melhor do que o previsto são fatores que devem influenciar o aumento da demanda por diesel no curto prazo. Porém, infecções por COVID-19, tensões políticas e a seca em curso são pontos de atenção que podem interferir nas projeções. 

Gasolina e etanol 

O relatório da S&P Global Platts Analytics, principal fornecedora independente de informações e preços de referência para os mercados de commodities e energia, também aponta que a demanda por gasolina e etanol no terceiro trimestre de 2021 deve crescer no Brasil, chegando a 885 mil barris por dia, cerca de 15 mil barris por dia a mais em relação ao mesmo período de 2020. Apesar do aumento, a demanda ainda deve ser 60 mil barris por dia menor do que o registrado no mesmo período de 2019. 

Fonte: S&P Global Platts

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel