Heinze avalia como positiva a mudança no percentual de adição obrigatória de biodiesel no óleo combustível

Publicado em 13/07/2021 16:31

Uma das pautas trabalhadas pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), nos últimos meses, junto ao governo federal, foi a resolução que reduziu o índice do biodiesel no óleo combustível. A mistura que antes era de 13%, no último leilão foi comercializada com uma mescla de 10%. Decisão que acarretou grandes perdas ao setor e foi assunto de audiências com o parlamentar, empresários e os ministros Bento Albuquerque, de Minas e Energia; e Tereza Cristina, da Agricultura.


Nesta terça-feira, 13, o presidente da República, Jair Bolsonaro, autorizou a publicação da Resolução nº 11, de 2 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece como de interesse da Política Energética Nacional a alteração do teor de mistura obrigatória no 81º Leilão de Biodiesel. O percentual passou de 10%, para 12%. “Cobrávamos 13%, mas entendemos as dificuldades e a composição dos preços e, dentro do que foi possível, esse índice - de 12% - já sinaliza ao setor o interesse do presidente Bolsonaro em solucionar o problema”, diz Heinze. 

Hoje, cerca de 80% do biodiesel consumido no país é produzido a partir de óleo de soja puro e recuperado, cuja produção estimula a produção de farelo do grão, principal insumo da cadeia de rações – que, por sua vez, alimenta aves, peixes e suínos. “O Rio Grande do Sul é responsável por 28% da produção nacional e sofre reflexos diretos em diversos setores, caso o percentual não fosse alterado. Por essa razão, solicitei a recomposição para o governo. Temos que evitar demissões nas cadeias produtivas”, declarou Heinze.

O biodiesel é comercializado por leilões que acontecem a cada bimestre. Os valores ficam fixados por dois meses e o nível de biodiesel determinado pode interferir no preço e na demanda.

Fonte: Assessoria Senador Luís Heinze

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel