Biodiesel: Abiove esclarece que a interrupção do L79 de Biodiesel impediu que os preços apresentassem queda

Publicado em 08/04/2021 17:48

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) esclarece alguns fatos importantes sobre a interrupção do 79º Leilão de Biodiesel da ANP (L79), que foi precocemente interrompido pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de forma cautelar a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME): 

- O L79 já estava em curso com todas as etapas de habilitação (etapa 1) e ofertas (etapa 2) concluídas, totalizando uma capacidade para entrega de biodiesel capaz de atender uma mistura superior a 14% (B14).  

- A interrupção do leilão aconteceu na etapa de compras de pequenas usinas, denominada 3A, que representa somente entre 5% e 10%, respectivos mínimo e máximo definido na legislação, do total que as distribuidoras devem adquirir no leilão.  

- Terminada esta etapa 3A, cujos preços iniciais foram próximos aos dos Preços Máximos de Referência (PMR) estipulados pela ANP, o leilão seguiria normalmente para a aquisição dos 90% a 95%. Para esta etapa foram disponibilizados 1,37 e 1,44 milhão de m³ de biodiesel, volume muito superior à oferta das usinas pequenas. 

- A etapa 3A, portanto, representou um volume pequeno e não representativo da oferta que se daria na etapa seguinte e cuja expectativa era de fortes deságios em razão da elevada sobreoferta, da forte concorrência entre as usinas e do histórico dos leilões. Ou seja, ao interromper o leilão precocemente, a ANP impediu que os deságios acontecessem, pois não permitiu que as empresas reapresentassem novos preços, os quais tinham expectativa de fortes reduções relativamente aos apresentados nas etapas 2, 3A e ao próprio PMR. 

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel