ABIOVE destaca biodiesel 20% mais barato frente a alta de 15% no diesel mineral

Publicado em 18/12/2020 08:28

Após o encerramento do 77º Leilão de Biodiesel da ANP (L77), a ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - destaca a redução de mais de 20% nos preços do biodiesel nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Se repassada integralmente para o diesel B, essa retração de preços permitiria a redução de R$ 0,12/litro nos postos.

Além da previsibilidade de demanda e garantia de entrega, o sistema de leilões também assegura os preços do biodiesel por dois meses, criando um importante contraponto ao diesel mineral que pode ser reajustado a qualquer momento e já acumula alta de cerca de 15% desde o início de novembro.

Além de altamente poluente, cerca de 20% do diesel A é importado e, enquanto o biodiesel, que representa 12% do diesel consumido, é produzido no Brasil, com matéria-prima nacional, gerando empregos, renda, investimentos e desenvolvimento para o País.

"Os volumes recordes ofertados no L77 reforçam que o setor está preparado para a ampliação da mistura obrigatória de biodiesel para 13% a partir de março de 2021 e poderia atender até mesmo a demanda estimada para o B14", explica Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da ABIOVE. "Os investimentos feitos pelos produtores permitiram um salto de 8,5% na produção nacional de biodiesel, fortalecendo a segurança energética brasileira e a aptidão para uma matriz renovável de energia", conclui ele.

Até 2023, a mistura obrigatória de biodiesel chegará a 15% (B15), conforme prevê a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O setor, ainda, trabalha com projetos para elevação da mistura para 20% (B20) até 2028.

Fonte: Abiove

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel