Lucas E3 mira pós-pandemia e fecha acordo para planta de etanol de milho no Brasil

Publicado em 06/05/2020 18:39

NOVA YORK (Reuters) - A norte-americana Lucas E3 anunciou nesta quarta-feira um acordo com a brasileira Maracajá Bioenergia para a construção de uma planta de etanol de milho em Mato Grosso, otimista de que a demanda por combustíveis terá se recuperado quando a obra for concluída.

A Lucas E3 disse que a empresa brasileira vai investir 500 milhões de reais na construção da unidade, que ficará às margens da rodovida BR-163, principal corredor de exportação de soja e milho de Mato Grosso, com escoamento para portos no Pará.

O anúncio ocorre em um dos piores momentos da história para o mercado de etanol do Brasil, com a demanda despencando quase 50% em meio às medidas de isolamento social devido à pandemia de coronavírus.

A planta será construída no norte de Mato Grosso, maior produtor de milho do Brasil, no município de Matupá, a 680 quilômetros da capital Cuiabá.

"Nós decidimos pela construção da planta agora porque esperamos que toda essa situação com o coronavírus tenha terminado quando iniciarmos produção, daqui a um ano e meio", disse Cleocelio Morais, diretor-executivo da Maracajá Bioenergia, em comunicado divulgado pela Lucas E3.

A produção de etanol de milho do Brasil teve forte impulso nos últimos anos, enquanto a produção de etanol de cana segue estável. Analistas disseram que a principal razão para isso é a ampla oferta do cereal no Centro-Oeste.

Morais afirmou que a proximidade do terminal de exportação de grãos do rio Tapajós foi um dos fatores para a escolha do local de instalação da planta, tanto para vendas para a região Nordeste quanto para possíveis exportações.

(Por Marcelo Teixeira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil terá 20 novas biorrefinarias de etanol de milho nos próximos anos
No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log