Comissão de Ciência e Tecnologia analisa política pública para energias renováveis e biocombustíveis

Publicado em 10/12/2019 08:34

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), vota nesta quarta-feira (11), a partir das 10h, relatório da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), com a avaliação da política pública para energias renováveis e biocombustíveis. Após a avaliação, a comissão se debruça sobre uma pauta de 54 itens, dos quais quatro são projetos e os demais são renovações e outorgas de permissões de radiodifusão, além de requerimentos de audiências públicas.

Para a avaliação da política de energias renováveis a senadora realizou duas audiências públicas, uma sobre biocombustíveis — analisando o programa governamental Renovabio — e a outra sobre produção de energia limpa. Foram ouvidos cientistas e pesquisadores.

— O Brasil desconhece o efeito positivo das pesquisas de centros como a Embrapa para os programas de geração de biocombustíveis, para o etanol de segunda geração e toda uma série de avanços que se refletem na produção agrícola — disse Kátia Abreu.

Na produção de energia limpa, houve consenso em torno da necessidade de substituir a geração termoelétrica de energia por fontes limpas, como fotovoltaica, a energia eólica, a utilização de biomassa, além das chamadas Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs).        

Pauta de Votações

Entre os projetos a serem analisados, está o PL 3.269/2019, que permite chamado "silêncio positivo", ou seja, a aprovação das licenças para instalação de antenas no caso de não haver manifestação do órgão competente após prazo determinado. A proposta é do senador Major Olímpio (PSL-SP) e tem como relatora a senadora Juíza Selma (PSL-MT). Também pode ser votado o PL 4.145/2019, que permite a retransmissão de rádios entre municípios de um mesmo estado na Amazônia Legal. O projeto é do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e tem como relator o senador Plínio Valério (PSDB-AM).

Há 43 projetos de decretos legislativos que renovam ou concedem permissões ou outorgas de radiodifusão. Há também uma série de requerimentos para realização ou ampliação de audiências públicas. Já o projeto de resolução (PRS 65/2019), que tem objetivo de impedir a utilização de programas-robôs na apresentação de apoios ou votação do portal e-Cidadania, do Senado Federal. O texto, do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), tem o relatório do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil terá 20 novas biorrefinarias de etanol de milho nos próximos anos
No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log