JBS Biodiesel comercializa 260 milhões de litros de biocombustível em 2018

Publicado em 21/02/2019 16:42
Volume é 25% superior ao produzido no ano anterior; Além dos resíduos de proteína animal, quantidade de óleo de cozinha reaproveitado como matéria-prima pela empresa chega a 12,5% do total

Após registrar recordes sucessivos trimestre a trimestre, a JBS Biodiesel fechou 2018 consolidando o seu melhor ano de operação. No ano, a empresa comercializou 260 milhões de litros de biocombustível, resultado que supera em aproximadamente 25% o volume de 2017, que foi de 210 milhões de litros.

“Enxergamos um horizonte positivo para o biodiesel e, consequentemente, para os nossos negócios com a aproximação da entrada de B11, que deve iniciar o aumento gradativo da mistura no diesel já a partir do próximo leilão (L66, da ANP), chegando em B15 até 2023”, afirma o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira.

A JBS Biodiesel tem como propósito transformar os resíduos da cadeia de proteína animal (bovinos, frangos e suínos) em biocombustível, agregando valor a esses subprodutos. “Além disso, complementamos a produção com óleo de fritura recuperado, mais de 12,5% da matéria-prima utilizada para a produção já vem dessa fonte, tornando a produção ainda mais sustentável”, explica.

Boa parte do óleo de fritura utilizado como insumo pela empresa vem do projeto Óleo Amigo, iniciativa conduzida em parceria com a JBS Ambiental para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha. Lançado em março de 2017, o programa está presente em mais de 40 municípios do interior de São Paulo por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lins e de outras cidades do entorno. São mais de 17,5 mil alunos da rede pública participantes e mais de 300 pontos de coleta em escolas, estabelecimentos comerciais, hospitais, igrejas e universidades.

“Investimos recentemente mais de R$ 5,5 milhões para aumentar a capacidade de reaproveitamento de óleo de fritura e flexibilizar ainda mais a matriz de matérias-primas. Junto ao trabalho de engajamento com a comunidade, conseguimos reaproveitar mais de 3,5 milhões de litros de óleo de cozinha usado, o dobro do volume do ano anterior, impedindo que esse resíduo chegasse à natureza”, afirma Pereira.

Fonte: JBS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil terá 20 novas biorrefinarias de etanol de milho nos próximos anos
No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log