EPA dá isenção em lei de biocombustíveis para refinaria de bilionário nos EUA

Publicado em 30/04/2018 09:43

Por Jarrett Renshaw e Chris Prentice

NOVA YORK (Reuters) - A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) concedeu uma isenção financeira a uma refinaria de petróleo do bilionário Carl Icahn, ex-assessor do presidente Donald Trump, blindando a unidade de Oklahoma das exigências da lei federal de biocombustíveis, de acordo com duas fontes da indústria com conhecimento do assunto.

A renúncia permite que a CVR Energy evite dezenas de milhões de dólares em custos relacionados ao Padrão de Combustível Renovável (RFS).

O regulamento visa diminuir a poluição do ar, reduzir as importações de petróleo e apoiar os produtores de milho, exigindo que as refinarias misturem bilhões de galões de biocombustíveis na gasolina e no diesel do país a cada ano.

A Coalizão de Pequenas Refinarias, que representa empresas que operam pequenas instalações de refino, defendeu o programa de isenção da EPA, dizendo que a entidade é obrigada por lei a ajudar refinarias menores impactadas pelo RFS e que as isenções são cruciais para o equilíbrio financeiro.

Mas a isenção para a fábrica da CVR em Wynnewood, Oklahoma, provocou novas críticas do poderoso lobby do milho, que já acusou a EPA de Trump de usar excessivamente o programa de isenção de uma maneira que prejudica a demanda por etanol à base do cereal.

"Isso vai ser difícil para (Scott) Pruitt explicar", disse Brooke Coleman, chefe do grupo de negócios Advanced Biofuels Business Council, em um e-mail na sexta-feira, referindo-se ao administrador da EPA.

A porta-voz da CVR, Brandee Stephens, recusou-se a comentar a renúncia. A porta-voz da EPA, Liz Bowman, não respondeu aos repetidos pedidos por telefone e e-mail para comentários. Os esforços para contatar Icahn e seu advogado não obtiveram sucesso.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel