EUA lançam investigação sobre importação de biodisel da Argentina e Indonésia

Publicado em 17/04/2017 07:36

WASHINGTON/JACARTA — Os Estados Unidos disseram, na quinta-feira, que iniciarão uma investigação sobre as importações de biodiesel da Indonésia e da Argentina para apurar possíveis práticas de dumping e subsídios. A Comissão de Comércio Internacional dos EUA está programada para tomar uma decisão preliminar, até 8 de maio, sobre se tais importações prejudicaram os produtores americanos, informou o Departamento de Comércio dos EUA em um comunicado.

O passo, poucos dias antes de uma visita à Indonésia pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, ocorre depois que alguns produtores de biodiesel dos EUA solicitaram ao governo impor direitos antidumping sobre as importações de biodiesel da Argentina e da Indonésia, que dizem ter inundado os EUA e violado acordos comerciais.

“O governo da Indonésia, especialmente o Ministério do Comércio, será cooperativo na investigação, fornecendo argumentos e dados de apoio e documentos para mostrar que não houve dumping ou subsídios”, disse Oke Nurwan, diretor geral de comércio exterior da Indonésia.

Os exportadores e produtores de biodiesel argentinos também rejeitaram a acusação.

“Agora eles têm que provar tudo o que eles estão reivindicando, o que é uma farsa. É uma medida protecionista”, disse Claudio Molina, diretor da Associação Argentina de Biocombustíveis.

A Argentina é o maior exportador mundial de soja, usada para produzir biodiesel. A Indonésia é o principal produtor mundial de óleo de palma, que também pode ser usado para produzir o combustível.

As importações totais de biodiesel dos EUA subiram para um recorde de 3,5 bilhões de litros em 2016, de acordo com dados do governo dos EUA publicados em março. A Argentina respondeu por cerca de dois terços das importações estrangeiras dos EUA, seguidas da Indonésia e do Canadá.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel