Governo define calendário para testar maior mistura de biocombustível ao diesel

Publicado em 06/03/2017 07:38

(Reuters) - O governo federal definiu um cronograma para a realização de testes e ensaios que visam um aumento gradual na mistura de biodiesel ao diesel para 10 e depois 15 por cento, segundo portaria do Ministério de Minas e Energia no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

Desde o início de março o percentual obrigatório de mistura de biodisel ao diesel comum vendido ao consumidor é de 8 por cento, ante 7 por cento anteriormente. Já estava prevista, também, uma ampliação desse percentual para 9 por cento a partir de 1° de março de 2018 e para 10 por cento a partir de março de 2019.

De acordo com o cronograma publicado nesta sexta-feira, o início dos testes para as misturas de 10 e 15 por cento será entre 28 de fevereiro de 2017 e a mesma data de 2018, "desconsiderando-se os testes e ensaios já em andamento".

A conclusão dos testes e ensaios para a mistura de 10 por cento se daria em fevereiro de 2018, com apresentação de relatório final em 30 de abril de 2018. Nessa data, ainda poderão ser apresetntados resultados já existentes sobre a mistura de 15 por cento.

A finalização dos testes e ensaios para a mistura de 15 por cento está definida para janeiro de 2019, com apresentação de relatório final em março de 2019.

Um grupo de trabalho do governo dedicado ao assunto, no entanto, poderá propor a antecipação dessas datas, segundo a portaria.

(Por Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
Novos projetos de etanol de milho irão demandar cerca de R$ 20 bilhões em investimentos, aponta Itaú BBA
BNDES aprova R$500 mi para usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos no MT
undefined