Mato Grosso deve se destacar como produtor de biodiesel, avalia diretor da Ubrabio

Publicado em 21/09/2016 09:10

“Biodiesel é o melhor combustível do Brasil. É o pré-sal verde e Mato Grosso se destaca como grande produtor deste combustível limpo, renovável e barato que vai ajudar o país a cumprir o Acordo de Paris”. A declaração é do diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio), Donizete Tokarski, feita durante o 1º Congresso de Bioenergia de Mato Grosso e o 3º Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central, que foi realizado na última semana em Cuiabá.

Também nesta semana, o governo brasileiro ratificou o documento previamente aprovado no ano passado por 197 países que participaram da Conferência do Clima de Paris (COP 21). O compromisso dos países signatários é manter o aumento da temperatura média global em menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais e fazer um esforço para limitar essa elevação da temperatura a 1,5ºC. Com a ratificação, o Brasil assumiu como objetivo cortar as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, com o indicativo de redução de 43% até 2030 ambos em comparação aos níveis de 2005.

Segundo Torkaski, Mato Grosso contribuirá com essa redução dos gases de efeito estufa com o aumento da produção e maior utilização do biodiesel, pois o combustível é menos poluente se comprado ao diesel. “Mato Grosso é um grande produtor, tem um grande mercado consumidor, basta um novo olhar da sociedade e do poder público para perceber as vantagens em se utilizar o biocombustível em maior escala”. Segundo dados da Ubrabio, em 2030, a utilização de B30 contribuirá para a redução de 80% das emissões de gases do efeito estufa somente no setor de transporte.

Leia a notícia na íntegra no site Agronotícias MT.

Fonte: Agronotícias MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
Novos projetos de etanol de milho irão demandar cerca de R$ 20 bilhões em investimentos, aponta Itaú BBA
BNDES aprova R$500 mi para usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos no MT
undefined