Bioenergia criada a partir de biomassa está em expansão pelo mundo

Publicado em 28/03/2016 11:20

A geração de energia a partir de biomassa está se expandindo cada vez mais pelo mundo. Dentre as principais vantagens que a bioenergia de cana de açúcar possui estão à redução significativa dos gases poluentes emitidos na atmosfera, a segurança energética para atender as demandas necessárias e também a eficiente ferramenta política que a bioenergia se tornou para o desenvolvimento econômico das regiões. 

Consolidada no Brasil, a produção agora também ganha espaço em outros países como Estados Unidos e regiões da Europa. Clima e solos favoráveis têm ajudado bastante para o grande crescimento do setor mundialmente. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a fonte renovável através da biomassa possui capacidade para oferecer uma ampla gama de energéticos e bioprodutos. 

Um dos bioprodutos é o etanol, o qual é um biocombustível que também possui um grande potencial energético. 
Estudos realizados para avaliar o potencial da produção de eletricidade e etanol a partir da cana de açúcar mostram que futuramente o biocombustível seria uma alternativa interessante para substituir a lenha que é utilizada para gerar energia em países como a África.

A produção de biomassa para o setor energético pode contribuir muito para o desenvolvimento dos países, uma vez que com a criação de usinas mais empregos sejam gerados, a dependência de combustíveis fósseis seja diminuída, a contribuição com o meio ambiente seja cada vez mais forte e o potencial para a expansão e recuperação de áreas degradadas seja maior. 

Nos dias 15 e 16 de junho será realizado em Curitiba um evento inédito no Brasil, onde tema de biomassa e energia vai ser abordado de forma exclusiva, o CIBIO – Congresso Internacional de Biomassa. Temas voltados á biomassa florestal, setor sucroenergético, Biogás, entre muitos outros. 

O evento vai reunir alguns dos principais especialista do setor da Biomassa e Energia, Cláudio Dr. Homero (CEMIG), Dr. José Dilcio (EMPBRAPA AGROENERGIA), além da apresentação de cases com a TGM, ARAUPEL, entre muitas outras atrações.

Nos mesmos dias será realizada a primeira exposição com foco 100% em produtos, máquinas e equipamentos, tecnologias para geração de energia com biomassa.

Fonte: Biomassa BR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log
Novos projetos de etanol de milho irão demandar cerca de R$ 20 bilhões em investimentos, aponta Itaú BBA
BNDES aprova R$500 mi para usina de etanol de milho e sorgo da 3tentos no MT
undefined