Plantio do algodão está atrasado no sul de Mato Grosso

Publicado em 04/02/2011 07:36
O plantio do algodão está atrasado no sul de Mato Grosso. Em muitas propriedades, a safra da soja ainda não saiu do campo.
Em uma fazenda em Alto Garças, região sul de Mato Grosso, ainda restam 800 hectares de soja para serem colhidos. No lugar será feito o cultivo do algodão, situação que preocupa o agrônomo Alessandro Dalazen. De acordo com o planejamento inicial, era para o plantio do algodão ter sido concluído em janeiro.

Com o atraso, em pelo menos 20% da área, agora a preocupação é com a produtividade. “Isso pode significar uma perda de 15 a 20% se não ocorrer esta chuva em maio”.

Em outra propriedade serão sete mil hectares de algodão, só que a colheita da soja também está atrasada. Metade ainda está no campo, por isso, de um lado as máquinas colhem os grãos e do outro, a terra é preparada para o plantio do algodão. “Devido ao atraso da chuva em relação à safra passada houve atraso do plantio da soja de 20 dias”, disse João Matos, técnico agrícola.

Apesar da demora, os produtores estão confiantes em um bom resultado. “A safra passada tinha contrato fechado com preço menor, então obrigou-se a entregar o algodão por um valor menor. Agora, mesmo que esta perda na safra represente 20%, como este ano os contratos foram fechados mais altos, é bem capaz que tenhamos mais lucro que a safra passada”.

Na região de Alto Garças a arroba do algodão está saindo, em média, por R$ 115.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra de algodão já está 70% comercializada e o novo desafio será negociar a próxima temporada
Preço do algodão cai na sessão na ICE, mas deve ter primeiro ganho mensal em 6 meses
14º CBA discutirá tendências da economia mundial e da inteligência artificial na cultura da fibra
BASF lança soluções para cotonicultores no Congresso Brasileiro do Algodão
Algodão/Cepea: Pluma segue em queda no BR
Algodão deve consolidar safra 2023/24 em 3,54 mi ton, segundo StoneX