Brasil reúne produtores de algodão na Suíça

Publicado em 08/04/2010 08:42
O governo brasileiro convocou os países produtores de algodão conhecidos como "Cotton-4" -Benin, Burkina Fasso, Chade e Mali- para uma reunião hoje em Genebra, na Suíça, sobre o pré-acordo recém-selado com os Estados Unidos no caso dos subsídios que os americanos pagam a seus produtores de algodão.

Os quatro países africanos, cujas economias dependem em boa parte da exportação de algodão, estão ciosos do entendimento entre a diplomacia brasileira e os americanos.

Membros do "Cotton-4" temem perder um aliado de peso em sua bandeira nas negociações da Rodada Doha para liberalizar o comércio global.

A vitória do Brasil no caso após sete anos de idas e vindas na Organização Mundial do Comércio, no fim do ano passado, foi comemorada pelo grupo como um precedente importante nas negociações para que os EUA acabem com seus subsídios -algo que Washington não se comprometeu a fazer.

Por ora, o Brasil aceitou retardar em três semanas a aplicação das sanções, estimadas em até US$ 830 milhões para este ano, com vistas a fechar um acordo pelo qual os EUA limitariam os benefícios, criariam um fundo de compensação e ofereceriam vantagens a outras áreas, como a suspensão de barreiras sanitárias à carne suína de Santa Catarina.

É possível que o fundo, embora vise o desenvolvimento da produção no Brasil, venha a incluir os africanos.

Fonte: Folha de São Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão/Cepea: Posição firme de vendedor garante avanço de preço neste final de ano
Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
undefined