Abrapa e Apex reforçam propósito de trabalhar para a expansão das exportações brasileiras de algodão

Publicado em 27/01/2023 11:14 e atualizado em 27/01/2023 12:05

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, reuniram-se, ontem (26), em Brasília, pela primeira vez, desde que ambos assumiram os seus cargos, no início deste mês. A Apex é uma das mais importantes parceiras da Abrapa na promoção do algodão brasileiro no mercado mundial, e, junto com a entidade dos cotonicultores e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), integra o Cotton Brazil. A iniciativa foi lançada em dezembro de 2020 e tem em seu escopo fortalecer a imagem e difundir a fibra nacional, em mercados prioritários, sobretudo na Ásia.

Durante a visita, Schenkel destacou os diferenciais do algodão brasileiro e seu modelo sustentável de produção. Estes atributos, associados à qualidade e à rastreabilidade, têm garantido a expansão contínua do mercado global para o produto nacional e embasam a meta de produtores, exportadores e governo de tornar o Brasil o maior exportador da fibra, posto que, atualmente, pertence aos Estados Unidos.

“O Brasil se destaca pela sustentabilidade e tecnologia no cultivo de algodão e nossa responsabilidade é muito grande, ao colocar o nosso produto no mercado. Mantemos contato permanente com a indústria em todo o mundo. Nosso objetivo é evoluir e expandir”, explicou Alexandre Schenkel.

Para Jorge Viana, o Cotton Brazil é um programa estratégico que deve ter continuidade. “A Apex tem o propósito de melhorar ainda mais as relações já estabelecidas com o setor produtivo e, para isso, vai inovar. Junto com a Abrapa, queremos fomentar a expansão do cultivo do algodão e das exportações brasileiras. Esta primeira conversa foi muito positiva e já saímos daqui com diversas tarefas, de parte a parte”, afirmou Jorge Viana.

Presidente  Abrapa, Alexandre Schenkel e o Presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana
Fonte: Imprensa Abrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abapa participa da Water for Food Global Conference em Nebraska (EUA) Abapa participa da Water for Food Global Conference em Nebraska (EUA)
Algodão/Cepea: Participação dos embarques brasileiros é a maior da história Algodão/Cepea: Participação dos embarques brasileiros é a maior da história
StoneX projeta leve aumento na safra 2024/25 de algodão, puxado pelo MT
Preços do algodão em NY começam a voltar a patamares pré-tarifaço
Algodão/Cepea: Exportações e recuo vendedor sustentam preços
Mais comum na soja, mancha-alvo tem impactado a cultura do algodão